A Coreia do Norte tem em “fase final” de testes um míssil balístico intercontinental (ICBM), disse hoje o líder do país, Kim Jong-Un.

“Estamos na fase final de testes do míssil balístico intercontinental”, afirmou Kim, numa mensagem de ano novo divulgada pela televisão e citada pela agência de notícias da Coreia do Sul, Yonhap.

Kim Jong-Un disse ainda que em 2016 a Coreia do Norte transformou-se numa “potência nuclear”.

Em abril, a Coreia do Norte garantiu ter testado com sucesso um motor de míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês), que lhe assegura capacidade para um ataque nuclear ao continente americano.

Graças a este novo motor, a Coreia do Norte “pode equipar os seus mísseis balísticos intercontinentais de um novo tipo com ogivas nucleares mais poderosas e manter ao alcance de tiro todas as zonas cheias de malfeitores da Terra, incluindo a zona continental dos EUA”, afirmou então Kim Jong-un.

Pyongyang fez em 2016 os seus quarto e quinto testes nucleares, depois dos de 2006, 2009 e 2013. Lançou ainda no ano passado cerca de 20 mísseis.

A 24 de dezembro, as autoridades da Coreia do Sul afirmaram que a Coreia do Norte prepara um novo teste nuclear para os próximos meses, com base na atividade detetada nas instalações atómicas norte-coreanas e no testemunho de um desertor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR