Uma mulher relacionada com o caso de corrupção que levou à destituição da Presidente da Coreia do Sul foi detida na Dinamarca, informou, esta segunda-feira, a Ministério Público sul-coreano. Trata-se da filha de Choi Soon-sil, a amiga da Presidente Park Geun-hye, que está no centro do caso de alegada corrupção que as autoridades estão a investigar.

As autoridades sul-coreanas tinham pedido à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) para procurar Chung Yoo-ra, que foi detida na Dinamarca.

O Ministério Público acusou a Presidente Park Park Geun-hye de conluio com Choi Soon-sil para extorquir dinheiro e favores de algumas das maiores empresas do país, e de permitir que a amiga manipulasse assuntos de Estado.

A agência de notícias sul-coreana disse que Chung alegadamente tirou partido da relação da mãe com Park para obter favores de uma universidade em Seul.

A 31 de dezembro, o ex-ministro da Saúde da Coreia do Sul Moon Hyung-Pyo ficou em prisão preventiva no âmbito do mesmo caso.

Moon Hyung-Pyo reconheceu que quando era ministro (entre dezembro de 2013 e agosto de 2015) pressionou o serviço nacional de pensões para apoiar uma fusão entre duas filiais da Samsung, apesar de a participação do fundo em uma das empresas ter perdido centenas de milhões de dólares em valor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ex-ministro estava atualmente à frente do serviço nacional de pensões da Coreia do Sul.

O parlamento, controlado pela oposição, aprovou a destituição da Presidente a 9 de dezembro, decisão que terá de ser ratificada, num prazo de seis meses, pelo Tribunal Constitucional.

Os seus poderes presidenciais estão suspensos, com o primeiro-ministro a liderar o Governo.