Proposta nas duas primeiras gerações do modelo, a versão John Cooper Works GP do Mini de três portas é já uma espécie de clássico do popular utilitário da marca britânica. E tudo aponta para que assim continue a ser. Citado pela Autocar, é Peter Schwarzenbauer, responsável máximo pela Mini, quem o confirma: “O John Cooper Works GP é uma parte importante da marca Mini. Resultou bem no passado, e não vejo porque não fosse assim no futuro.”

Mas há que respeitar a tradição também noutros domínios. Nomeadamente aquela que faz desta declinação mais extrema do Mini uma proposta que só costuma surgir no final de vida útil de cada uma das suas gerações, o que não deverá sofrer alterações no caso modelo agora em comercialização. E como este estará em produção, pelo menos, até 2020, não é de todo provável que o novo Mini JCW GP possa surgir antes do final da década.

Resta saber o que terá, então, a Mini para oferecer aos indefectíveis das suas criações mais radicais. Recorde-se que o último Mini JCW GP destacou-se pela supressão dos bancos traseiros, pela suspensão ajustável, por um significativo aumento da potência, pelo sistema de travagem mais potente e por uma afinação de chassi mais assertiva.

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