As tendências de maquilhagem para 2016 previram a chegada dos lábios escuros (e góticos) e, obviamente, a subida ao trono dos batons líquidos — com mais pigmentação, fixação de longa duração e textura seca. Mas no meio de todas estas previsões, começou-se a desenrolar um outro cenário em pano de fundo: em novembro, a marca Sigma colocou em promoção o seu kit de cinco batons holográficos Lip Switch Set (lançados em 2014) e, sem ninguém prever, esgotou imediatamente no próprio dia. Atualmente o kit continua esgotado e, no site da marca, existe lista de espera.

Se pensava que esta tendência, meio néon, meio tridimensional, tinha ficado bem arrumada lá no fundo dos anos 80, pelos vistos voltou. E voltou em força. Os lábios holográficos e a remeter para uma espécie de ficção cientifica da beleza tornaram-se uma obsessão nas redes sociais e mais marcas estão a apostar na sua comunicação. Imagine um arco-íris dentro de um tubo. E 2017 não podia começar da melhor maneira.

O que são batons holográficos?

Estamos a falar de batons brilhantes, em formato gloss, mas que não colam nem ficam pastosos como os de antigamente. A sua textura é hidratante (o que os torna perfeitos para o inverno) e têm tons iluminados, néon e fluorescentes que vão criar efeitos óticos nos lábios quando estamos debaixo de luz (tanto do sol como de lâmpadas de escritório, por exemplo). O ponto forte é que funcionam em qualquer tom de pele e podem ser aplicados sobre qualquer outro tom de batom para dar um efeito colorido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O resultado real nunca vai ser como o das imagens que mostramos em baixo — para isso, teria de aplicar várias camadas de produto nos seus lábios o que, na vida real e fora de uma fotografia com filtros, além de desconfortável acaba por não ser realista. Mas fica com a ideia do tipo de brilho que se consegue com esta tendência.

Em baixo, veja algumas inspirações. Na fotogaleria, mostramos alguns batons que já pode adquirir para compensar a lista de espera.

https://www.instagram.com/p/BNAIJOAD8x4/?tagged=lipswitch