O Priberam é uma referência no que toca às dúvidas da língua portuguesa e em 2016 foi batido o recorde do número de utilizadores que acedeu ao portal: mais de 25 milhões.

Além desse marco, o Priberam contou com muitos acessos feitos através de dispositivos móveis, o que vem reforçar a ideia de que estes dispositivos começam a ser cada vez mais fundamentais e uma parte importante do dia a dia da maioria das pessoas.

Como é habitual, o dicionário Priberam da Língua Portuguesa divulgou, esta terça-feira, a lista das palavras mais procuradas em 2016:

Palavras mais pesquisadas

Em Portugal:

  1. Arrendatário – A palavra mais pesquisada está associada, possivelmente, à alteração que ocorreu à lei do arrendamento
  2. Exangue
  3. Resiliência

No Brasil:

  1. Gitana
  2. Resiliência
  3. Saruê

Nos restantes países em que o português é a língua oficial, as palavras mais pesquisadas foram:

  • Angola: amnistia, pormenorizar e reborar
  • Cabo Verde: azáfama, embaixador e biónico
  • Guiné-Bissau: translineação, minúsculas e panorama
  • Guiné Equatorial: PALOP, abordagens e adormecer
  • Moçambique: monopartidarismo, obstar e pasteleira
  • São Tomé e Príncipe: lacuna, apropriação e comprometimento
  • Timor-Leste: mestre, contentores e enumerável

As palavras que foram marcando 2016

O ano de 2016 foi repleto de acontecimentos (bons e maus) que marcaram a vida dos portugueses e se refletiram nas pesquisas online. Para o ilustrar, o Priberam criou O Ano em Palavras, um site que mostra algumas das palavras mais pesquisadas em cada mês com o respetivo enquadramento. Eis três exemplos:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Captura de ecrã 2017-01-03, às 12.44.52

São palavras caricatas que aparecem a marcar o ano de 2016. “Bolçar” foi das mais pesquisadas no mês de Abril devido a um comentário de João Soares.

Captura de ecrã 2017-01-03, às 12.45.12

O fenómeno Pokémon Go marcou o ano de 2016 em várias áreas, incluindo na língua portuguesa. Muitos jogadores devem ter ouvido a expressão “andam atrás de gambozinos” levando-os a pesquisar a palavra que marcou o mês de lançamento do jogo de realidade aumentada.

Captura de ecrã 2017-01-03, às 12.46.31

Os robôs vão ser, mais cedo ou mais tarde, uma realidade. Neste caso, a palavra biónico marcou o último mês do ano por causa de uma história, no mínimo, diferente.