Todos os veículos actualmente à venda, se equipados com a capacidade de seguir dentro da sua faixa de rodagem sem a ajuda do condutor (vulgo Lane Assist), recorrem à câmara de vídeo que possuem no pára-brisas para identificar as linhas que delimitam a faixa em que circulam e corrigir a trajectória com a direcção.

Tudo corre bem se a estrada estiver bem pintada e as linhas apresentarem bastante contraste com o asfalto. À excepção dos Tesla, que já não precisam deste tipo de ajuda, pelo menos os modelos equipados com o novo Enhanced Autopilot, também conhecido por Autopilot 2, que já possuem todo o hardware para proporcionar a condução 100% autónoma num futuro próximo. E já aqui mostrámos como o sistema funciona.

O youtuber KmanAuto, que habita no Wisconsin, no norte dos EUA onde os Invernos são particularmente rigorosos, publicou recentemente um vídeo de si próprio, ao volante do seu Tesla S90D (um modelo de 2015 equipado com a primeira geração do Autopilot, mas a usufruir já do software 8.0, o mais recente). Apesar de o seu Model S ser um veículo semiautónomo, sem as mordomias e a sofisticação tecnológica do Enhanced Autopilot, que equipa os veículos mais recentes (os fabricados após Outubro de 2016), as imagens provam que o veículo consegue encontrar o seu caminho através de uma estrada coberta de neve, com muito pouca aderência e sem qualquer visibilidade, tanto que no que respeita à identificação das faixas de rodagem, como aos limites da estrada em si, uma vez que o manto branco e gelado impede de saber onde ela começa e acaba.

O modelo desloca-se a uma velocidade reduzida, não ultrapassando os 50 km/h (30 milhas por hora), o que nos parece um valor aconselhável para aquele tipo de piso. A questão que se coloca é saber que referências está a utilizar o Autopilot para se orientar. Há uma fase do vídeo em que se torna evidente que é o pequeno talude de neve acumulada na berma (formado pela passagem do limpa-neve) que lhe fornece um limite físico, por vezes detectado não através da câmara, mas sim dos sensores que identificam objectos nas proximidades, mas no resto do percurso é mesmo a câmara de vídeo que consegue identificar o percurso.

É claro que as más condições atmosféricas têm reflexo na capacidade do Model S seguir uma trajectória limpa e sem constantes correcções. O vídeo de KmanAuto termina pouco depois de se cruzar com uma brigada de trânsito local, estacionada na berma, com o comportamento algo ziguezagueante do Tesla a chamar a atenção dos agentes, que partiram em perseguição, o que levou o condutor americano a desligar o Autopilot e assumir o volante. Ainda assim, é mais uma prova do potencial tecnológico da primeira versão do Autopilot, o semiautónomo.

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