Ao seu ritmo e sempre respeitando os seus (re)conhecidos padrões de excelência, Horacio Pagani continua a dar seguimento à actividade da marca que ostenta o seu nome, e que estabeleceu em Modena há quase um quarto de século. Seis anos depois da chegada do coupé, a casa fundada pelo engenheiro argentino radicado em Itália anuncia que, em Março, no Salão de Genebra, revelará oficialmente a versão aberta do seu reputado superdesportivo – o Huayra Roadster.

Imagens ainda há poucas, e só duas são oficiais. Uma permite perceber, parcialmente, o modelo visto de cima, outra revela a sua secção dianteira ainda camuflada. E uma terceira, publicada pelo site GTSpirit e oriunda de uma alegada fuga de informação, já deixa antever o Huayra Roadster na sua quase totalidade, pintado de vermelho.

É nesta última que é possível identificar algumas especificidades do modelo. A mais óbvia é a ausência de tejadilho rígido, esperando-se, em sua substituição, que seja proposto um hardtop em fibra de carbono, ou não fosse este um dos principais componentes do Huayra, e uma das grandes especialidades da Pagani, que já chegou a fornecer elementos fabricados neste material à própria Lamborghini.

Substancialmente alterada será, também, a traseira. Os farolins contam com novos elementos aerodinâmicos, o difusor é também de nova concepção, e as saias laterais são de novo desenho. Na frente merece destaque o novo splitter.

Mais informações não existem, por enquanto, acerca do Huayra Roadster. Mas não é difícil imaginar que se mantenham do coupé elementos como a estrutura monocoque em carbono e titânio, o motor V12 a 60° turbocomprimido, com 6,0 litros, de origem AMG, e a caixa sequencial de dupla embraiagem e sete velocidades proveniente da Xtrac. Há quem aposte que o rendimento rondará os 730 cv e os 1.000 Nm, permitindo ao modelo cumprir os 0-100 km/h em menos de 3,0 segundos e superar os 370 km/h. A ver vamos…

Do que não restará grandes dúvidas é que o Huayra Roadster será produzido numa edição muito limitada, tudo apontando para que não seja construída mais do que uma centena de exemplares. Todos eles terão já encontrado o seu proprietário, uma vez que a Pagani revelou o modelo a potenciais clientes num evento privado, levado a cabo no final do ano passado. Quanto aos comuns mortais, restar-lhes-á admirá-lo no certame helvético, ou noutras eventuais exibições onde venha a marcar presença.

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