Pelo menos 25 membros da Fateh al-Sham (Frente da Conquista do Levante), incluindo diversos líderes desta antiga filial síria da Al-Qaeda, foram mortos num ataque aéreo, esta terça-feira, informou o responsável pelo Observatório sírio para os direitos humanos (OSDH).

Um aparelho não identificado “atingiu uma importante base da Fateh al-Sham perto da cidade de Sarmada”, na província de Idlib (noroeste da Síria), disse à agência noticiosa France-Presse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman. Entre os mortos encontram-se líderes do grupo, antes designado Frente Al-Nursa, e que estavam reunidos, acrescentou, mas sem os identificar.

Através da sua conta Telegram, a Fateh al-Sham acusou a coligação liderada pelos Estados Unidos de responsabilidade pelo raide aéreo. “Mais de 20 mártires após a coligação de Cruzados ter atingido uma base central na região de Idlib no norte”, referiram.

Um correspondente da France-Presse disse que a cidade foi atingida por diversos bombardeamentos, incluindo o que atingiu o local ocupado pela Fateh al-Sham. Várias ambulâncias dirigiram-se de imediato para a área atingida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ataque ocorreu quatro dias após o início de um frágil cessar-fogo entre o regime sírio e os principais grupos rebeldes, promovido pela Rússia e Turquia.

Moscovo e Damasco têm referido que a trégua não engloba a Fateh al-Sham ou o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), consideradas “organizações terroristas” pelo Conselho de Segurança da ONU.

Os grupos rebeldes referiram que Idlib estava abrangido pelo acordo de cessar-fogo. Em novembro o Pentágono referiu que um drone (aparelho aéreo não tripulado) norte-americano matou um líder da Al-Qaeda na mesma região.