Geringonça, a expressão usada para designar a coligação parlamentar que apoia o atual Governo, é a Palavra do Ano de 2016. O vocábulo foi escolhido por 25 mil portugueses que, a partir de 1 de dezembro de 2016, puderam votar numa das dez concorrentes escolhidas pela Porto Editora, que organiza a iniciativa desde 2009.

A palavra, que ganhou um novo significado depois de ser usada por Vasco Pulido Valente e Paulo Portas para designar a coligação de esquerda, bateu outros candidatos como campeão, que ficou em segundo lugar com 29% dos votos, e Brexit, o terceiro colocado com 8% das votações, refere o Público.

Na corrida ao lugar de Palavra do Ano de 2016 estavam também empoderamento, humanista, microcefalia, parentalidade, presidente, turismo e racismo.

A seleção das dez palavras finais começou em maio de 2016 e foi feita a partir de sugestões feitas pelos votantes, num processo que passa principalmente pelo estudo da frequência e distribuição do uso das palavras, da monitorização da comunicação social e das redes sociais e dos acessos e consultas aos dicionários digitais da Porto Editora. A votação arrancou online, no site da Palavra do Ano, no dia 1 de dezembro.

Em 2015, participaram na iniciativa mais de 20 mil pessoas. A palavra vencedora foi refugiado, cuja utilização aumentou exponencialmente devido à “fuga massiva de pessoas” de países da Síria e outros países do Médio Oriente. “Em busca de um futuro melhor na Europa, arriscam a vida em processos migratórios perigosos, que muitas vezes têm um final trágico”, referiu na altura a Porto Editora.

Pela primeira vez desde a sua criação, a iniciativa foi aberta a Angola e Moçambique, através da Plural Editores, mas os resultados só serão conhecidos no final do mês de janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR