Logo Observador
Consumo

Supermercados Carrefour vão deixar de emitir recibos em papel em Espanha

138

O Carrefour vai substituir os recibos em papel pelos digitais nos supermercados que detém em Espanha. A iniciativa Papel 0 vai permitir reduzir em 70% o consumo de papel das lojas.

Os consumidores vão poder escolher na app da marca se preferem continuar a receber o recibo em papel

SIA KAMBOU/AFP/Getty Images

O Carrefour vai deixar de emitir recibos em papel nos supermercados espanhóis, optando apenas pelos digitais. Primeiro, os consumidores vão poder escolher na app da marca se preferem continuar a receber o recibo em papel ou se optam pela versão eletrónica, mas a ideia é que o papel seja eliminado de forma progressiva em todas as lojas.

O projeto Papel 0 vai permitir reduzir até 70% o papel emitido nas linhas de caixa dos supermercados, conta o El País. A cadeia francesa tem, atualmente, 175 hipermercados, 114 supermercados Carrefour Market e 538 Carrefour Express em Espanha. E já tinha começado a trabalhar com impressoras mais eficientes, com novas funcionalidades de mobilidade, para evitar que se utilizasse tanto papel.

O Carrefour junta-se assim ao Lidl, que já em dezembro anunciou que vai deixar de imprimir de forma automática o recibo das compras nos supermercados que detém na Suíça. Objetivo: reduzir custos e adotar uma política mais amiga do ambiente. A Apple é outra das marcas que permite receber apenas o recibo digital.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

A protecção do consumidor

Miguel Tamen

A psicologia da protecção do consumidor é primitiva, porque visa eliminar o facto ineliminável de haver escolhas. Exprime assim relutância em imaginar um mundo cheio de impulsos, contradições e riscos