Separador-NORTE

Música

O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, recebe os Linda Martini em concerto, esta sexta-feira, às 21h30. A entrada custa 5 euros.

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão apresenta, de 6 a 8 de janeiro, um Ciclo de Concertos de Ano Novo, com as Bandas Filarmónicas de Vila Nova de Famalicão. A entrada é livre, mas deverão levantar bilhete na bilheteira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Cine Teatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora apresenta António Zambujo em concerto este sábado às 22h00. A bilheteira remete a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

A Casa da Música, no Porto, apresenta Concertos de Vivaldi, com a Orquestra Barroca Casa da Música, este domingo, pelas 18h00. A violinista inglesa Rachel Podger é uma das intérpretes mais aclamadas e com mais prémios da crítica internacional no domínio da música antiga e acaba de ganhar o prestigiado galardão da Gramophone para melhor disco do ano 2016. Junta-se agora à Orquestra Barroca da Casa da Música. As entradas custam entre os 16 e os 18 euros.

O Porto celebra as Janeiras no primeiro sábado do mês, entre as 15h e as 18h, com música de vários ranchos que percorrem as ruas da cidade. Cada rancho vai partir de um ponto distinto, às 15 horas, para depois todos se encontrarem na Avenida dos Aliados, junto à Árvore de Natal da cidade.

O Rivoli, no Porto, apresenta este sábado às 17h o “Concerto pela Paz”, com atuações de Pedro Abrunhosa a Orquestra Juvenil de Bonjóia, o Coral de Letras da Universidade do Porto, o Conservatório de Música do Porto, o Coletivo Uma Vontade de Música, o Balleteatro e o bando dos Gambozinos. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete na bilheteira, no dia anterior ao espetáculo e até ao limite da sala.

Exposições

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, tem patente a exposição “Objectos Estranhos: ensaio de proto-escultura” até dia 15. De terça a domingo é possível apreciar a exposição que tem por objetivo reunir um amplo conjunto de peças do património religioso, popular e arqueológico da região, fazendo-as dialogar com peças de artistas contemporâneos. A entrada custa 4 euros.

ccvf

Até dia 31 está patente a exposição de pintura A Corja, de Martinho Dias, no Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. A Corja não pretende ser uma ilustração da vasta obra de Camilo Castelo Branco mas, antes, o resultado do cruzamento da temática camiliana com a contemporaneidade – a nossa. A entrada é livre.

Até dia 12 de fevereiro está patente a exposição “Everything is About to Happen: Livros e edições de artista” em Serralves, no Porto. Com obras de Patrícia Almeida e David-Alexandre Guéniot, Karl Holmqvist, Janice Kerbel, Sara McKillop, Kristen Mueller, León Muñoz-Santini, Preston is My Paris, Simon Popper, Erik Steinbrecher, Fritz Welch, Nicole Wermers. Esta exposição é dedicada aos mais recentes desenvolvimentos na área do livro de artista enquanto suporte e contexto para a arte contemporânea.

Palco

O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, apresenta este sábado e domingo “E faltou uma batida ao coração…”, de Asas de Palco. A partir de “Romeu e Julieta”, e influenciada por vários autores contemporâneos portugueses, Joana Ji Antunes faz nascer um novo texto no qual a tragédia de William Shakespeare é desconstruída, deixando apenas o amor como elemento inspirador. A entrada custa 10 euros.

Separador-CENTRO

Música

O Teatro Aveirense apresenta o Concerto de Reis esta sexta-feira pelas 19h30. Numa adaptação para Coro Infantil e Combo de Jazz, esta obra terá em palco cerca de 150 alunos da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian – Aveiro. Os bilhetes custam 5 euros.

coro

O Conservatório de Música da Jobra (CMJ) e a ART\’J – Escola Profissional de Artes Performativas das Jobra apresentam o seu tradicional Concerto de Ano Novo 2017, no Teatro Aveirense, no dia 7 de janeiro, às 21h00 e no dia 8 de janeiro, às 17h00. Mais de 100 músicos em palco farão as delícias do público numa atuação artística de relevo.

Os Amor Electro dão concerto em Aveiro este sábado às 22h00. O espetáculo faz parte das celebrações das Festas de São Gonçalinho e é gratuito.

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta o Concerto de Ano Novo este sábado às 21h30. É prometido música e humor com seriedade para este espetáculo com o “4teto dos 3 irmãos Pedro e Paulo”, a Orquestra Nacional de Jovens e Mercury Falls Ball. A entrada custa 10 euros.

Palco

Nos dias 6 e 7, a sala Baccará do Casino Espinho recebe “As Marias“, o mais recente espetáculo de António Raminhos. O humorista transporta o público pelos dramas e peripécias que todos experienciamos na infância, adolescência, casamento e paternidade, aproveitando alguns vídeos das filhas para partilhar episódios caricatos da sua vida, através de um monólogo humorístico com o cunho peculiar a que o próprio habituou o seu público. O jantar mais o espetáculo custa 32,50 euros.

Separador-SUL

Música

Este sábado, dia 7, na ZDB é dia de Vaiapraia e as Rainhas do Baile, banda de Rodrigo Vaiapraia mais Frankie Wolf e Lucía Vives. Em palco as canções do álbum de estreia, 1755, um cruzamento das leis do garage rock com algum dos melhores ensinamentos sacados à matemática pop de 60. Tudo bem envolvido nas letras de Rodrigo, confessionais ou nem tanto, mas sempre a querer explicar de onde vêm o suor e as lágrimas dos amores e desamores urbanos de hoje.

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, apresenta o concerto de Miguel Amado esta sexta-feira pelas 21h. Entre o jazz e a música improvisada, Miguel Amado (baixista, contrabaixista e compositor) já colaborou, em palco ou em estúdio, com gente como Kolme, Spill, Ficções, Underpressure, o Septeto do Hot Clube, LUME, Brutus, entre muitos outros. Os bilhetes custam entre os 10 e os 12 euros.

O Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, apresenta o concerto “Promenade” este domingo às 16h, com Tamila Kharambura ao violino e Olesya Kyba ao piano. Estes concertos, no jardim, decorrem no primeiro domingo de cada mês e a entrada é livre.

O Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, apresenta o Concerto de Reis, este sábado às 21h30, com as classes de coro, da orquestra de sopros e percussão e do grupo de música contemporânea do Conservatório Regional. Os bilhetes custam 3 euros.

ConcertoCoralReis_Conservatorio_homepage

Palco

Até dia 22, o Teatro do Bairro, em Lisboa, apresenta “Noite de Reis ou como lhe queriam chamar“. A partir de Twelft Night, or What You Will, de William Shakespeare, o espetáculo tem a encenação de Luís Moreira e a interpretação de Alice Medeiros, Frederico Coutinho, Joana Chandelier, José Redondo, Paulo Duarte Ribeiro, Rui Westermann, Sandra Pereira, Victor Yovani e Vítor d’Andrade. As entradas custam entre os 5 e os 15 euros.

noite de reis

O Coliseu dos Recreios, em Lisboa, recebe o espetáculo de dança O Lago dos Cines, esta sexta-feira às 21h30. Com mais de 40 bailarinos em cena, nesta produção, o Royal Russian Ballet capta toda a beleza e o drama do autêntico ballet romântico. Os bilhetes custam entre os 26 e os 39 euros.

Exposições

No Espaço Passevit, em Lisboa, é possível ver a exposição de ilustração “Uppercut” de André Carrilho até dia 12 de janeiro. A exposição retrata o que se passou no mundo nos últimos dois anos. Desde o ataque ao Charlie Hebdo, passando pela morte de Muhammad Ali e os 15 anos sobre o ataque a Nova Iorque a 11 de setembro de 2001.

uppercut

Até dia 2 de fevereiro está patente na Casa da Cultura, em Setúbal, a exposição fotográfica “Ao Toque da Sereia: A Indústria Conserveira na Coleção Fotográfica Américo Ribeiro”. Esta é uma exposição que que recria ambientes e aspetos ligados à indústria conserveira.

conservas

A Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa, recebe a exposição “Tranformar” de Rui Pereira, de 7 de janeiro a 7 de fevereiro. A exposição conta com trabalhos de pintura do autor. A entrada é livre.