O Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, deveria estar esta quinta-feira em Lisboa para se reunir com o primeiro-ministro, o Presidente da República e para participar no Seminário Diplomático, mas a visita a Lisboa acabou por ser cancelada devido ao mau tempo.

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), foram “constrangimentos meteorológicos” que impediram a vinda de Juncker a Portugal. Também a porta-voz da Comissão Europeia, Natasha Bertaud, anunciou na rede social Twitter que Juncker não conseguiu “infelizmente” viajar para Lisboa esta quinta-feira devido a um “intenso nevoeiro” na capital portuguesa e “consequente congestionamento no aeroporto”.

Dois voos foram hoje de manhã cancelados no aeroporto Humberto Delgado e cinco divergiram para os aeroportos de Faro e Porto, devido ao nevoeiro na cidade Lisboa, adiantou à agência Lusa o porta-voz da ANA.

Jean-Claude Juncker deveria ter uma audiência em Belém esta quinta-feira às 11h30, mas a assessoria de imprensa da Presidência da República informou ao final da manhã que tinha sido adiada. Mais tarde viria a dar conta de que a audiência de Marcelo Rebelo de Sousa com Juncker tinha sido mesmo cancelada.

O presidente da Comissão Europeia deveria estar esta quinta-feira em Lisboa para reuniões bilaterais e para participar no Seminário Diplomático a convite do primeiro-ministro, António Costa. Para as 11h30 estava prevista a audiência com o Presidente da República, sendo que às 13h deveria almoçar com o primeiro-ministro António Costa. Às 15h Juncker deveria intervir no Seminário Diplomático, numa sessão pública aberta à comunicação social, no auditório do Museu do Oriente.

O seminário diplomático, que decorreu entre quarta e quinta-feira em Lisboa, é uma iniciativa anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros que reúne os diplomatas portugueses com vários membros do Governo e representantes da sociedade civil e dos meios académico e empresarial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR