O leilão online dos três primeiros números da edição exclusiva de “Tabacaria”, de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, cujas receitas revertem para a Casa do Gaiato, começa esta sexta-feira e prolonga-se até segunda-feira. Para esta iniciativa, à editora Guerra e Paz, que publicou ‘Tabacaria’, associou-se a leiloeira Palácio do Correio Velho, onde está a decorrer o leilão online, a partir das 10h desta sexta-feira, até segunda-feira, às 22h.

Segundo fonte editorial, os 1.500 exemplares numerados “esgotaram”, o que “torna os primeiros três exemplares bastante emblemáticos”. “Esta iniciativa vem ao encontro de outras que o Palácio do Correio Velho tem vindo a desenvolver, no âmbito da sua responsabilidade social e cultural. Em nosso entender, é fundamental existir um envolvimento ativo das empresas com a comunidade”, realçou à agência Lusa Sebastião Pinto Ribeiro, administrador da leiloeira.

O editor Manuel S.Fonseca, da Guerra e Paz, salientou o apoio a “uma instituição, a Obra de Rua, fundada há quase 80 anos pelo Padre Américo”, em Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, no distrito do Porto, que apoia centenas de rapazes sem família, segundo o lema do seu fundador, “Não existem rapazes maus”.

A nova edição do poema “Tabacaria” foi publicada no passado dia 28 de novembro, numa caixa de madeira, com 25 fotografias inéditas de Pedro Norton. “Foram feitos apenas 1.500 exemplares, todos numerados, e este livro de 176 páginas não voltará a ser reimpresso, tratando-se de uma edição rara”, num formato de grande dimensão, disse à Lusa fonte editorial.

O livro com o poema de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, encontra-se “dentro de uma meia caixa de madeira de choupo, impressa a laser, assim como um álbum, ambos pintados à mão, a azul ciano”, segundo fonte editorial.

“Numa pasta-álbum”, “juntam-se 25 fotografias, a preto e branco, à procura, na Baixa de Lisboa, das máscaras de Pessoa, de autoria de Pedro Norton”, rematou a mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR