Um tiroteio no aeroporto de Fort Lauderdale, no estado norte-americano da Florida, fez pelo menos cinco mortos, confirmou o xerife Scott Israel, do condado de Broward. De acordo com Israel, oito pessoas ficaram feridas e foram transportadas para o hospital.

Numa conferência de imprensa, Scott Israel confirmou ainda que foi detido um suspeito, que está neste momento a ser interrogado por agentes do FBI, que estão a trabalhar conjuntamente com o gabinete do xerife do condado de Broward. Apesar dos relatos que davam conta de um segundo atirador, Israel disse não haver confirmação de outro tiroteio.

“Parece que ele agiu sozinho”, disse, referindo-se ao suspeito. A investigação está a decorrer e as testemunhas estão a ser interrogadas.

https://twitter.com/browardsheriff/status/817469357777448962

Suspeito disse que ouviu vozes que lhe disseram para se juntar ao Estado Islâmico

O autor dos disparos foi identificado como sendo Esteban Santiago, de 26 anos. Vários órgãos de comunicação avançam que o suspeito teria consigo um cartão de identificação do exército, não se sabendo ainda se este lhe pertence.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À Associated Press, o irmão do suspeito, Bryan Santiago contou que Esteban nasceu em New Jersey e cresceu na zona sul de Penuelas, em Porto Rico, onde serviu na Guarda Nacional porto-riquenha. De acordo com o porta-voz da Guarda Nacional, Esteban foi enviado para o Iraque em 2010, onde passou um ano na companhia do 130º Batalhão de Engenharia de Aguadilha. Depois disso, serviu na Guarda Nacional no Alasca a partir de 2014, tendo sido dispensado em agosto do ano passado por desempenho insatisfatório.

Em novembro, ter-se-á deslocado a um gabinete do FBI em Anchorage, no Alasca, afirmando que estava a ser obrigado a trabalhar para o Estado Islâmico (EI). Segundo a CBS News, Esteban terá sido internado num hospital psiquiátrico. A CNN avança que o suspeito acreditava que ouvia vozes que lhe diziam para se juntar ao grupo jihadista.

https://twitter.com/wesearchr/status/817479872612208640

De acordo com Bryan Santiago, o irmão estava a receber tratamento psicológico, não sabendo ao certo por que motivo. Há uns meses, recebeu um telefonema da namorada de Esteban, que lhe confessou que o irmão não estava bem psicologicamente.

As autoridades estão a investigar quaisquer ligações com o Estado Islâmico.

“Tranquei-me na casa de banho”

O incidente aconteceu pouco antes das 13h (18h em Lisboa), na zona de recolha de bagagens do Terminal 2 de Fort Lauderdale, um dos principais aeroportos da Florida. O atacante, que viajava do Alasca, tinha declarado a posse de uma arma de fogo, que transportaria dentro da bagagem. O ataque terá acontecido depois de Esteban Santiago ter tido uma discussão durante o voo.

Os relatórios são contraditórios: algumas fontes garante que o homem terá tirado a arma de uma mala, começando a disparar indiscriminadamente. Depois, ter-se-á deitado no chão, à espera que a polícia o detivesse. Outras fontes referem que, antes do tiroteio, o homem terá entrado numa casa de banho, onde terá tirado a arma de uma mala.

Uma testemunha no local, que quis manter-se sob anonimato, contou ao Observador que estava na casa de banho quando começou a ouvir tiros e pessoas a gritar. “Havia pessoas a correr. Tranquei-me na casa”, contou o passageiro de 28 anos. “Outras pessoas entraram a correr na casa de banho e trancaram-se noutros cubículos.”

Questionado sobre a possibilidade de haver um segundo atacante, o passageiro disse que não havia certezas sobre nada, mas que havia rumores sobre isso. “Disseram-nos para esperar por instruções da polícia.

O aeroporto encontra-se neste momento fechado, não se sabendo quando é que a circulação será retomada com normalidade.

De acordo com o xerife Scott Israel, uma pessoa terá ficado ferida durante a evacuação. Um vídeo da Skynews, publicado no Twitter, mostra um aglomerado de pessoas na pista durante o processo de evacuação.

O Aeroporto de Fort Lauderdale tem quatro terminais e por ele passaram mais de 2,5 milhões de passageiros no mês de novembro, o último de que há registo.

“O estado da Florida não irá tolerar atos de maldade”

O governador Rick Scott falou aos jornalistas presentes no aeroporto para dizer que “o estado da Florida não irá tolerar atos de maldade”. “Quem quer que seja responsável por isto vai responder perante a Lei”, afirmou, elogiando o trabalho do gabinete do xerife condado de Broward e do FBI.

“A minha prioridade é manter toda a gente segura — toda a gente que vive no nosso estado, toda a gente que viaja para o nosso estado”, acrescentou.

No Twitter, o presidente eleito Donald Trump disse que estava a monitorizar a “situação terrível” com Rick Scott.