Graças a uma evolução positiva de 6,2% face a 2015, que se traduziu em 534.322 automóveis entregues a clientes durante o ano que acabou de terminar, a Volvo alcançou, em 2016, o seu terceiro recorde de vendas consecutivo. Durante o ano transacto, a marca de Gotemburgo registou um acréscimo de vendas substantivo em todos os seus principais mercados, de dois dígitos nos dois mais importantes para a sua actividade comercial (11,5% na China e 18,1% nos EUA), e de 4,1% na Europa Ocidental. Curiosamente, na Suécia, as suas vendas regrediram -1,3% face ao ano passado.

Em destaque, o desempenho alcançado pelos dois SUV da casa nórdica: as vendas do XC90 cresceram 125% face a 2015, ao passo que o XC60 registou novo recorde, não obstante estar em final de vida e 2016 ter sido já o seu nono ano no mercado – sendo que as suas vendas anuais cresceram sempre, desde o seu lançamento em 2008.

Embalada por estes resultados, a Volvo antecipa já novo resultado histórico para 2017 e anos seguintes, para o que também não deixarão de contribuir os seus planos para o futuro. Se não, vejamos: só durante este ano, o do seu 90.º aniversário, a marca sueca lançará a nova geração do XC60, assente na plataforma modular SPA, bem como o novo modelo de acesso à sua gama de SUV, o XC40, primeiro membro na sua nova Série 40, desenvolvida a partir da plataforma global modular CMA.

Some-se a isto a sua estratégia no domínio da electrificação. Durante os próximos anos todos os seus modelos contarão com versões híbridas plug-in, em 2019 será lançado o primeiro Volvo totalmente eléctrico e, em 2025, a marca prevê ter já vendido cerca de um milhão de automóveis electrificados.

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