Materializando a carta de intenções divulgada no passado Outono, Volvo e Autoliv, líder mundial em sistemas de segurança destinados à indústria automóvel, anunciam, agora, a criação da Zenuity, uma joint-venture detida em partes iguais pelas duas empresas, que se dedicará fundamentalmente ao desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao condutor e de software para sistemas de condução autónoma.

Com sede em Gotemburgo, e delegações em Munique e Detroit, a Zenuity contará com um investimento de cerca de 115 milhões de euros por parte da Autoliv, não estando prevista qualquer injecção de capital por parte da Volvo. Do seu património fará ainda parte a propriedade intelectual relativa aos sistemas avançados de assistência ao condutor de ambas as empresas. De recordar que, recentemente, a Autoliv foi notícia ao estar envolvida no fornecimento de airbags e cintos de segurança defeituosos a cerca de 400.000 veículos, estranhamente apenas nos EUA.

HÃ¥kan Samuelsson, presidente e CEO do Volvo Car Group, junto a Jan Carlson, chairman, CEO e presidente da Autoliv

Håkan Samuelsson, presidente e CEO do Volvo Car Group, junto a Jan Carlson, chairman, CEO e presidente da Autoliv

A nova sociedade, totalmente independente dos seus acionistas, com uma administração específica e instalações próprias, deverá iniciar a sua actividade durante o primeiro semestre deste ano, começando por empregar aproximadamente 200 pessoas (oriundas da Volvo e da Autoliv), mas estando já previsto o crescimento da força laboral, a médio prazo, para 600 elementos. Os seus primeiros sistemas avançados de assistência ao condutor deverão estar no mercado em 2019, e as soluções de condução autónoma pouco depois.

De sublinhar que a Autoliv será o fornecedor exclusivo e o único canal de distribuição para todos os novos produtos da Zenuity vendidos a terceiros, não podendo existir qualquer acordo de exclusividade com nenhum cliente em particular, nem mesmo com os seus proprietários. A Volvo adquirirá tais produtos directamente à nova joint-venture.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR