Depois de já terem colaborado em projectos como o sistema de info-entretenimento MMI ou o Virtual Cockpit, Audi e Nvidia voltam a unir esforços, agora no desenvolvimento da inteligência artificial, para aplicação nos carros do fabricante de Ingolstadt. Sendo que no Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas, EUA, foi já possível observar um concept preparado com esta tecnologia e que poderá chegar ao mercado em 2020.

Na apresentação, os responsáveis da Audi revelaram ainda que o seu futuro carro contará com tecnologia autónoma de Nível 3, denominada Traffic Jam Pilot, e que pode ser utilizada em situações de trânsito abaixo dos 56 km/h, com o sistema a assumir o controlo total do veículo.

Em declarações aos presentes, Johann Jungwirth, chefe da Divisão Digital do Grupo Volkswagen, revelou que “a Volkswagen está a integrar tecnologias Nvidia, como é o caso da plataforma de computação DRIVE AI CAR, o Nvidia Driveworks Software e o Nvidia DGX-1 AI Super Computer, visando o desenvolvimento de um cockpit baseado em inteligência artificial, como forma de oferecer a melhor experiência de utilizador a nível mundial”.

Denominada de AI-Cockpit, esta nova experiência de condução está a ser desenvolvida, no Volkswagen Group Future Center Califórnia, nos EUA, com o propósito de “promover a interacção entre automóvel e utilizador, com uma redução drástica de comandos, tendo por base um assistente digital inteligente com auto-aprendizagem, capaz inclusivamente de antecipar as necessidades do utilizador, segundo o contexto, localização e dados inteligentes adicionais”, afirmou o responsável da VW.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda segundo Jungwirth, “com o Future Center Califórnia, a Volkswagen está a caminhar na direcção do objectivo que passa por ser líder no fornecimento de uma mobilidade sustentável, até 2025”. E a inteligência artificial vai certamente desempenhar um papel vital na forma como a empresa vai ampliar rapidamente as suas soluções digitais e de conectividade.

Na apresentação que decorreu em Las Vegas, a Audi aproveitou para mostrar as capacidades do seu novo concept autónomo, o qual tem por base o novo Q7, levando-o a deslocar-se sozinho, sem qualquer condutor ou apoio humano, numa área pré-definida.

O protótipo contava com uma câmara de dois megapíxeis montada à frente, cujas imagens captadas eram depois enviadas para um processador Nvidia, o verdadeiro responsável pela condução do Q7. Sendo que, para aprender quer a fazer o caminho predefinido quer para conhecer os obstáculos em redor, o veículo começou por cumprir inicialmente o traçado, “observando-o” com recurso a várias câmaras-extra instaladas, ao mesmo tempo que assimilava a condução feita por um ser humano. Desta forma, o sistema pôde aprender a melhor forma de se conduzir sozinho ao longo do trajecto predefinido, e até mesmo parar num sinal de trânsito temporário, quando necessário.

Os resultados finais da colaboração entre a Audi e a Nvidia poderão ser constatados e desfrutados no próximo Audi A8 que a marca dos quatro anéis pensa lançar lá mais para o final do ano. Automóvel que, além de estrear a nova plataforma MIB2+ (Modular Infotainment Platform) equipada com um processador Nvidia Tegra K1, contará igualmente com a segunda geração do Audi Virtual Cockpit.