A Coligação Internacional, grupo que junta vários países no combate contra o Estado Islâmico, atacou membros daquele grupo extremista em Deir Ezzour, uma das maiores cidade no Este da Síria e um dos bastiões do grupo igualmente conhecido por Daesh.

Durante a operação, que ocorreu no domingo, os militares da Coligação Internacional capturaram membros do Estado Islâmico com vida.

De acordo com o site Deir Ezzor 24, que é especializado na atividade do Estado Islâmico naquela cidade e que deu a notícia em primeira mão, a Coligação Internacional contou com a participação de “vários” países, incluindo “árabes”. Os militares desceram de quatro helicópteros e cortaram uma estrada entre a aldeia de Kabr e e a vila de Jazra. Durante a operação, de acordo com o Deir Ezzor 24, os agentes da Coligação Internacional intercetaram uma carrinha tripulada por membros do Estado Islâmico e conseguiram levá-los. Ainda não é conhecida a sua identidade.

A operação ocorreu entre as 14h45 e as 16h00 locais.

Ainda segundo o Deir Ezzor 24, não houve civis feridos durante a operação. De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, foram mortos 25 membros do Estado Islâmico. O número de militantes capturados é desconhecido.

Ao Washington Post, fonte militar diretamente envolvida com a participação norte-americana na Coligação Internacional disse que a operação tinha contado com tropas de elite dos EUA. “A Coligação pode confirmar uma operação norte-americana nos arredores de Deir Ezzor no dia 8 de janeiro e toda a coligação contra o Estado Islâmico vai continuar a perseguir os líderes do Estado Islâmico onde quer que eles estejam para garantir a segurança e a estabilidade da região e dos nossos territórios”, disse, aquela fonte, que pediu anonimato, ao Washington Post.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR