O filme “La La Land” triunfou no domingo nos prémios de cinema e televisão Globos de Ouro, conquistando sete galardões, em todas as categorias para que estava nomeado. Tributo nostálgico aos musicais da época dourada de Hollywood, “La La Land” foi considerado o melhor filme na categoria de comédia ou musical, e arrecadou também prémios de melhor realização (Damien Chazelle) e melhores interpretações masculina e feminina, para o par Emma Stone e Ryan Gosling.

O filme, que se estreia nos cinemas portugueses no dia 26, venceu ainda os prémios de melhor argumento (Damien Chazelle), melhor banda sonora original (Justin Hurwitz) e melhor canção (“City of Stars”, de Justin Hurwitz).

O vencedor na categoria de melhor drama foi “Moonlight”, primeira longa-metragem de traços biográficos de Barry Jenkins.

Casey Affleck venceu na categoria de melhor ator de drama em “Manchester by the Sea”, e Isabelle Huppert na mesma categoria feminina, pelo desempenho em “Elle”, filme que conquistou também o galardão de melhor filme estrangeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os prémios de melhor atriz e ator secundários foram para Viola Davis (“Fences”) e Aaron Taylor-Johnson (“Animais Noturnos”).

Na televisão os prémios foram mais disputados: “The Crown” venceu a categoria de melhor série dramática e “Atlanta” a melhor série de comédia.

O melhor ator em série dramática foi Billy Bob Thornton (“Goliath”) e a atriz Claire Foy (“The Crown”). Na comédia, as interpretações favoritas foram de Donald Glover (“Atlanta”) e Tracee Ellis Ross (“black-ish”).

A minissérie “O gerente da noite”, a partir de uma obra de John Le Carré, conquistou três dos quatro prémios para que estava nomeada: melhor ator de minissérie/telefilme (Tom Hiddleston), melhor ator secundário de série/telefilme (Hugh Laurie) e melhor atriz secundária de série/telefilme (Olivia Colman).

O momento político da noite coube a Meryl Streep, vencedora do prémio carreira, que criticou o Presidente eleito Donald Trump pela retórica de desunião.

“Vocês e todos nós nesta sala pertencemos verdadeiramente aos segmentos mais vilipendiados da sociedade norte-americana neste momento. Pensem nisso. Hollywood, estrangeiros e a imprensa”, disse em tom de piada.

“Mas quem somos nós? E o que é Hollywood, de qualquer forma? Um monte de pessoas de outros sítios. Hollywood está cheia de forasteiros e estrangeiros. Se corrêssemos com todos, não havia nada para ver, a não ser futebol e artes marciais, que não são bem artes”, afirmou.

O discurso de Streep aconteceu a menos de duas semanas da tomada de posse de Trump, que realizou uma campanha contra mexicanos e muçulmanos.

Os Globos de Ouro, prémios do cinema e da televisão atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, são vistos habitualmente como uma antecâmara dos Óscares.

Segue-se a lista dos vencedores dos prémios Globos de Ouro de 2016, entregues na noite de domingo no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles:

Cinema:

Melhor drama: “Moonlight”

Melhor comédia/musical: “La La Land”

Melhor realizador: Damien Chazelle, “La La Land”

Melhor ator de drama: Casey Affleck, “Manchester by the Sea”

Melhor atriz de drama: Isabelle Huppert, “Elle”

Melhor ator de comédia/musical: Ryan Gosling, “La La Land”

Melhor atriz de comédia/musical: Emma Stone, “La La Land”

Melhor ator secundário: Aaron Taylor-Johnson, “Nocturnal Animals”

Melhor atriz secundária: Viola Davis, “Fences”

Melhor filme estrangeiro: “Elle”

Melhor filme de animação: “Zootopia”

Melhor argumento: Damien Chazelle, “La La Land”

Melhor banda sonora original: Justin Hurwitz, “La La Land”

Melhor música original: “City of Stars”, “La La Land”

Televisão:

Melhor série dramática: “The Crown”

Melhor ator de drama: Billy Bob Thornton, “Goliath”

Melhor atriz de drama: Claire Foy, “The Crown”

Melhor série de comédia: “Atlanta”

Melhor ator de comédia ou musical: Donald Glover, “Atlanta”

Melhor atriz de comédia ou musical: Tracee Ellis Ross, “black-ish”

Melhor minissérie/telefilme: “The People vs O.J. Simpson”

Melhor ator de minissérie/telefilme: Tom Hiddleston, “O gerente da noite”

Melhor atriz de /minissérie/telefilme: Sarah Paulson, “The People vs O.J. Simpson”

Melhor ator secundário de série/minissérie/telefilme: Hugh Laurie, “O gerente da noite”

Melhor atriz secundária de série/minissérie/telefilme: Olivia Colman, “O gerente da noite”

Prémio Carreira Cecil B. DeMille: Meryl Streep