São, essencialmente, estéticas as alterações recebidas pelo renovado GLA, quatro anos passados sobre o seu lançamento. A revisão do modelo de acesso à gama de SUV da Mercedes foi mostrada no Salão de Detroit e tem chegada ao mercado luso prevista para o final de Março, início de Abril.

No exterior, e com vista também a melhorar o seu desempenho aerodinâmico, o modelo recebeu retrovisores de novo formato, vários novos revestimentos sob o piso (tanto na secção principal como na zona central do eixo traseiro), uma panela de escape aerodinamicamente optimizada com difusor e um deflector traseiro redesenhado, o que permitiu baixar o Cx de 0,29 para 0,28. Os anteriores faróis dianteiros bi-Xénon deram lugar a umas opcionais ópticas integralmente por LED, sendo de série os farolins posteriores por LED com diversos níveis de intensidade para as luzes de “Stop” e de mudança de direcção.

No habitáculo há que contar com novos revestimentos para os bancos, novos acabamentos e aplicações cromadas. O sistema de infoentretenimento dispõe de um ecrã ultrafino de 8”, os mostradores analógicos do painel de instrumentos dispõem agora de ponteiros vermelhos e os aros das saídas de ventilação são mais acentuados.

9 fotos

A linha Style oferece revestimentos em pelo sintética/tecido nas cores preta/amarela, bege ou preta, a linha Urban nas cores cinza ou preta. Já o pack Exclusive contempla bancos em pele preta específicos, e acabamentos em alumínio, madeira de choupo acetinada ou madeira de nogueira brilhante. Quanto ao pack Night, poderá ser combinado com a linha Style, incluindo jantes de liga leve bicolores de 18”, lamelas do radiador em preto brilhante, barras do tejadilho pretas e proteções inferiores dos pára-choques e retrovisores em preto brilhante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em termos de equipamento, são de série o sistema de travagem automática activa e o sistema de monitorização da atenção do condutor. Da lista de opcionais fazem parte a câmara de visão de 360° (um exclusivo neste segmento), e o novo sistema de abertura e fecho “mãos-livres” da bagageira, accionado através de um simples movimento do pé.

Apelo reforçado na versão AMG

Mais extensas, as modificações operadas na versão de topo Mercedes-AMG GLA 45 4Matic. Na dianteira, pára-choques redesenhado com novas grelhas de ventilação, difusor prateado, aplicações em preto brilhante e dupla lamela na grelha do radiador (AMG Twin Blade) cromada, tal como os frisos nas proteções das embaladeiras. Atrás, novo difusor e novo deflector montado no topo do portão posterior. As ópticas integralmente por LED passam a integrar o equipamento de série, as jantes multi-raios bicolores de 20” são uma opção, estando disponíveis em preto mate ou em cinza titânio.

16C1028_003

O tablier revestido a pele sintética, com apontamentos exclusivos e costuras contrastantes em vermelho, são uma das novidades do interior da variante mais desportiva do renovado GLA. Que exibe ainda, entre outros atributos, um painel de instrumentos de novo desenho e acabamentos em preto brilhante mais extensos.

O quatro cilindros turbo de 2,0 litros oferece agora 381 cv e 475 Nm, permitindo ao GLA 45 4Matic cumprir os 0-100 km/h em 4,4 segundos. A caixa de dupla embraiagem e sete velocidades é a conhecida AMG Speedsfhit DCT, com relações mais curtas desde a terceira até à sétima mudança. Com o pack opcional AMG Dynamic Plus, composto pela suspensão desportiva AMG Ride Control, pelo volante performance e pelo programa adicional de condução Race, está disponível o bloqueio do diferencial dianteiro.

13 fotos

Tal como acontece com as versões análogas dos Classe A, CLA e CLA Shooting Brake, o GLA 45 4Matic apresenta-se igualmente na série especial Yellow Night Edition, em que a carroçaria apenas é proposta em dois tons de preto, em combinação com secções em cinza mate e amarelo. Específicos desta versão são, também, os apontamentos em amarelo (pára-choques dianteiro, retrovisores, saias laterais, difusor e spoiler traseiro), as jantes em preto mate com aro em amarelo, a dupla lamela da grelha frontal pintada de preto e as listas desportivas em cinza mate (capot, tejadilho, portão traseiro e painéis laterais.

Os mesmos apontamentos amarelos estendem-se ao habitáculo, e podem ser encontrados nos bancos AMG revestidos a pele sintética/microfibra, no volante, nos bancos traseiros, no tablier e nos apoios de braços. E ainda no logótipo AMG que decora as soleiras das portas em grafite, no rebordo dos tapetes e nos aros das saídas de ventilação. Já o equipamento inclui o pack aerodinâmico AMG, o pack Night AMG, o pack visibilidade, os bancos AMG performance elétricos com função memória e o volante AMG performance revestido a microfibra preta (com marca do ponto central amarela em pele, acabamento prateado com emblema AMG Edition e costuras contrastantes amarelas).

[jwplatform hcjZ0SMe]