Na 74ª edição dos Globos de Ouro, que decorreu na madrugada desta segunda-feira, quebraram-se recordes para distinguir o que de melhor o cinema e a televisão fizeram em 2016. Com sete vitórias em sete nomeações, o filme La La Land: Melodia de Amor (realizado por Damien Chazelle) confirmou o favoritismo da crítica americana e foi o principal vencedor da cerimónia. A comédia, que estreia no próximo dia 26 de janeiro em Portugal, passou a ser o filme com mais prémios na história dos Globos de Ouro: melhor filme; melhor realizador; melhor ator; melhor atriz; melhor argumento; melhor banda sonora e melhor canção original. O recorde anterior de seis prémios pertencia aos clássicos Voando Sobre Um Ninho de Cucos (1975) e O Expresso da Meia-Noite (1978).

la-la-land_770x433_acf_cropped

“La La Land: Melodia de Amor” é um filme realizado por Damien Chazelle que conta com a participação de Emma Stone e Ryan Gosling. (foto: Divulgação)

Com apresentação de Jimmy Fallon, a premiação arrancou no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, e também destacou Moonlight como melhor filme dramático. No entanto, a longa-metragem que chega em fevereiro às salas de cinema portuguesas não levou nenhuma das outras cinco categorias a que concorria. Os galardões da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood ainda atribuíram o prémio de carreira “Cecil B. de Mille” à atriz Meryl Streep e homenagearam as atrizes Carrie Fisher e Debbie Reynolds, mãe e filha, que morreram no fim de dezembro com apenas um dia de diferença. Destaque ainda para a francesa Isabelle Huppert que arrecadou um globo de ouro na categoria de melhor atriz em drama pelo filme Ela (vencedor de melhor filme estrangeiro).

Na televisão, a Netflix ultrapassou a HBO ao vencer o galardão de melhor série dramática graças a The Crown e a série limitada O Gerente de Noite arrecadou três títulos: melhor atriz, melhor ator e melhor ator secundário.

Em fotogaleria, fique a conhecer a lista completa de vencedores da 74ª edição dos Globos de Ouro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR