Angela Merkel disse esta segunda-feira que, depois do ataque terrorista que matou 11 pessoas num mercado de Natal em Berlim, no dia 19 de dezembro do ano passado, a Alemanha “tem de agir mais depressa, tem de agir de forma correta e não pode ficar apenas pelos anúncios mas também mostrar qual é a nossa posição”.

A declaração surgiu num discurso feito no congresso anual da DBB, a confederação nacional de sindicatos da função pública na Alemanha.

A chanceler alemã falou ainda do processo de saída do Reino Unido da União Europeia, tornando claro que o Governo de Theresa May não pode “escolher” as condições de acesso ao mercado único conforme aquilo que pode entender que é mais conveniente. Uma das questões que mais foram evocadas no lado do “Leave” do referendo britânico foi a emigração, nomeadamente de outros cidadãos da União Europeia, facilitada pela liberdade de movimento de pessoas dentro do espaço europeu.

Sobre a possibilidade de o Reino Unido ter acesso ao mercado único europeia, Angela Merkel foi clara: “Só se pode ter acesso ao mercado único com a condição de serem respeitadas as quatro liberdades. Se não for assim, então é preciso falar de limites”.

As quatro liberdades referidas por Angela Merkel são a livre circulação de bens, capitais, serviços e pessoas dentro do espaço da União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR