Uma vez que as épocas festivas proporcionam um aumento das compras online, não é de admirar que os cibercriminosos aproveitem estes momentos para tentarem a sorte. Com preços mais apelativos e publicidade a surgir de todos os cantos, muitos utilizadores baixam a guarda na esperança de pouparem uns trocos e, o que acontece depois, é o aumento de ataques através de programas de malware para roubar dados financeiros. Isto é particularmente comum durante a Black Friday e a altura do Natal. Em 2016, houve um aumento de 23% de utilizadores dos programas Kaspersky a serem vitimas de uma tentativa destes ataques, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Segundo a Kaspersky Lab, durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2014 e 2015, o interesse por parte dos cibercriminosos era inferior aos resultados obtidos em 2016, levando a crer que as festividades começam a ganhar relevância neste tipo de crimes. O objetivo principal dos ataques é obter informações bancárias e dados dos cartões de crédito, informação necessária para efetuar compras online.

A preferência dos ataques foi notória nas chamadas Cyber Monday, dias em que já é habitual as lojas online fazerem promoções, em especial na de dia 28 de novembro, onde o número de ataques duplicou em comparação aos restantes dias.

No que toca à Black Friday e ao Natal, a maioria dos ataques ocorreu nos dois dias anteriores às datas assinaladas, um fenómeno que se justifica devido à grande procura que existe nesta época – que não está dependente do dia exato em que as promoções estão em vigor, como acontece com nas Cyber Monday.

Apesar das festividades terem chegado ao fim, é aconselhado que os utilizadores continuem a ter em atenção algumas regras simples:

  • Não carregar em ligações enviadas por estranhos ou que pareçam suspeitas;
  • Não introduzir informações bancárias ou de cartões de crédito em sites com os quais não esteja familiarizado ou que considere suspeitos por oferecerem preços demasiado bons para serem reais;
  • Verificar duas vezes se, de facto, o site é oficial e de confiança antes de providências qualquer tipo de informação pessoal;
  • Instalar sempre um programa de segurança nos equipamentos que costuma utilizar para navegar na Internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR