Os negócios na indústria aumentaram 6,7% em novembro, face ao mesmo mês de 2015, recuperando face à queda homóloga de 3,2% em outubro, informa esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No entanto, a mesma fonte desvaloriza esta recuperação, atribuindo-a a efeitos de calendário: “Esta evolução poderá estar relacionada com o número de dias úteis no período de referência”, lê-se na nota distribuída pelo INE, esta terça-feira, referindo-se aos meses de outubro e novembro de 2016 terem 20 e 21 dias, quando no ano anterior tinham tido 22 e 21 dias, pela mesma ordem.

O índice de vendas para o mercado externo cresceu 8,9% em novembro, após uma redução de 5,6% no mês anterior, enquanto as vendas no mercado nacional aumentaram 4,9%, recuperando face à queda de 1,3% em outubro.

No mercado nacional, todos os agrupamentos apresentaram variações homólogas superiores às de outubro: o agrupamento de Bens de Consumo acelerou 8,3% em termos homólogos, e os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios passaram de reduções de 2,8% e 1,5% em outubro, respetivamente, para aumentos de 4,1% e de 3,9% em novembro.

Em termos homólogos, os índices de emprego e de remunerações apresentaram crescimentos de 2,2% e de 4,5% em novembro (2,0% e 3,3% no mês anterior, pela mesma ordem), enquanto o índice de horas trabalhadas diminuiu 1,0% (variação negativa de 1,8% em outubro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR