Foram, seguramente, menos drásticas do que o previsto pelos cenários mais catastróficos as consequências do chamado Dieselgate para o desempenho comercial da Volkswagen no ano que há pouco terminou. Em 2016, as vendas da marca alemã cresceram 2,8% face a 2015, ficando liminarmente abaixo dos 6 milhões de unidades. E com os resultados de Dezembro a deixarem indicadores positivos para o ano em curso.

No ano passado, a marca de Wolfsburg acabou por vender 5.987.800 veículos em todo o mundo, o que traduz um crescimento de 164 mil exemplares face a 2015. A região Ásia-Pacífico foi o seu principal destino dos seus modelos, aí tendo sido vendidos 3.171.700 veículos – 2.999.300 dos quais na China, sem dúvida o mercado mais importante para a marca. Em segundo lugar na tabela de vendas surge a Europa, com 1.713.500 exemplares vendidos, seguindo-se a América do Norte (580.600) e a América do Sul (335.400).

Não menos importante, a performance da VW em Dezembro, pelo que pode servir como indicador para os meses seguintes. No último mês do ano, as suas vendas cresceram 4,9% na Europa, 11,6% na América do Norte (20,0% nos EUA), 26,0% na região Ásia-Pacífico (28,7% na China) e 11,5% na América do Sul. Resultados que abrem boas perspectivas para 2017, ano em que a marca contará com importantes lançamentos de novos modelos em todas as zonas do globo.

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