O Museu de Arte Narrativa de George Lucas, o criador da saga “Guerra das Estrelas”, vai ser erguido na cidade norte-americana de Los Angeles, anunciou esta terça-feira o produtor de cinema de 72 anos. Há meses que era incerto se o edifício seria construído nesta cidade ou em San Francisco, mas o Parque de Exposições de Los Angeles terá sido mais apelativo do que a baía de San Francisco, outro local pensado para o museu. Apesar da rivalidade entre as cidades californianas ficar assim arrumada, o museu só abrirá portas em 2021.

Entre custos de construção, valor das obras de arte expostas e doações, o museu valerá mil milhões de dólares (945 milhões de euros) e incluirá peças de arte popular e de belas artes da coleção do próprio George Lucas. De acordo com a descrição feita no site do Museu de Arte Narrativa, o produtor da saga “Indiana Jones” quer criar “um espaço tão futurista como intemporal”. E para isso contará com um restaurante de luxo e um café, salas de cinema com tecnologia de ponta, uma loja, salas de leitura e uma grande biblioteca, salas de aula digitais onde os clientes podem estabelecer videoconferências para workshops e sessões de leitura, salas de produção e espaços disponíveis para aluguer para eventos privados.

Desenhado pelo arquiteto chinês Ma Yansong, da MAD Architects, as obras mais famosas neste museu são assinadas por Edgar Degas, Winslow Homer e Pierre-Auguste Renoir e incluem ilustrações, bandas desenhadas, arte para crianças e fotografia, tanto modernas como clássicas. George Lucas planeia também acrescentar grandes exposições sobre a evolução do cinema, processos de design, arte conceptual, storyboards, moda, animação e efeitos visuais.

A construção do museu, que terá 2,5 hectares (dois estádios de futebol e meio) criará dezenas de milhares de postos de trabalho, comentou o presidente da Câmara de Los Angeles ao LA Times quando questionado sobre o impacto deste museu para o turismo. “Vamos receber pessoas que querem ver a máscara do Darth Vader ou as pinturas de Norman Rockwell. Los Angeles parece o lugar natural para um sítio como este. É um triunfo, vai ser uma oportunidade transformativa para a cidade”, disse Eric Garcetti.

Veja imagens do projeto do Museu de Arte Narrativa de George Lucas na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR