O conhecido fabricante japonês de automóveis e motos Honda conseguiu surpreender todos aqueles que passaram pelo seu espaço no Consumers Electronics Show, em Las Vegas, EUA, com uma invenção surpreendente… e especialmente apreciada pelos motociclistas: uma moto que, não só não cai para o lado, como consegue andar sem condutor. E até seguir o dono!

Este protótipo, que tem por base um modelo actualmente em comercialização, possui como principal e grande novidade uma tecnologia a que o fabricante deu o nome de “Riding Assist”. E que, sem necessidade de recorrer a giroscópios ou outras soluções do género, mas apenas e só a uma alteração na geometria da direcção, responsável por ir ajustando permanentemente o ângulo esquerda/direita para manter o conjunto em equilíbrio, consegue suster a moto de pé, esteja ela a andar ou parada.

Motorcycles, Technology, Images, 2017,

Suportada em duas rodas totalmente convencionais, a solução encontrada acaba por ser, de certa forma, idêntica à técnica empregue pelos praticantes de trial, os quais conseguem permanecer parados e equilibrados, sem ter de colocar os pés no chão, recorrendo apenas a ligeiros toques na direcção.

Estará a Honda a pensar instalar o “Riding Assist” nas suas motos? Esta é a questão que se impõe, mas a que a marca ainda não respondeu. Mas o facto de esta tecnologia ter sido apresentada numa “vulgar” Honda NC750 leva a crer que essa hipótese não estará tão distante da realidade quanto isso…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR