O euro pode vir a fracassar se não existir uma reforma num prazo de dez anos. A afirmação é de Emmanuel Macron, candidato presidencial francês. O mesmo aponta ainda parte da culpa à Alemanha. Segundo o jornal inglês The Guardian, o candidato à presidência de França, Emmanuel Macron, avisa que o euro pode ser extinto num prazo de 10 anos se nada se fizer para o manter. Durante um discurso dado na Universidade Humboldt, em Berlim, Macron afirma que Paris e Berlim têm de unir forças para que o euro subsista e se valorize perante o dólar americano.

“A verdade é que devemos, coletivamente, reconhecer que o euro é incompleto e não pode durar sem grandes reformas.”

O candidato presidencial prosseguiu, afirmando que o euro “não deu à Europa plena soberania internacional contra o dólar” nem a “convergência natural” que deveria de existir entre os países membros.

“A disfunção do euro é bom para a Alemanha”

O antigo ministro da economia do governo de François Hollande, apresenta ideias para melhorar França como a reforma no mercado de trabalho ou o reforço do sistema de ensino. Além disso, apresenta propostas à Alemanha de Merkel, para que esta aceite mais investimento ao invés de austeridade. Através do ponto de vista do candidato presidencial estas são algumas das maneira que podem melhorar a zona euro. Macron, que concorre ao Eliseu como independente, continuou com as criticas ao governo alemão, afirmando que esta se beneficia constantemente à custa dos Estados membros mais fracos.”A disfunção do euro é bom para a Alemanha”, afirmou Emmanuel Macron na sua intervenção em Berlim.

Segundo o jornal inglês, o candidato independente, e ex-ministro da economia francesa, é já apontado como o terceiro homem na luta pelas presidenciais francesas deste ano. O mesmo jornal dá ainda conta que François Fillon está a ganhar terreno em relação à candidata da extrema-direita Marine Le Pen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR