Logo Observador
Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República expressa pesar por morte do ex-presidente alemão Roman Herzog

O Presidente da República expressou pesar pela morte do antigo Presidente da República Federal da Alemanha (RFA) Roman Herzog.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou esta quarta-feira pesar pela morte do antigo Presidente da República Federal da Alemanha (RFA) Roman Herzog, numa mensagem divulgada na página da Presidência da República na Internet.

Na nota, o chefe de Estado salientou a reforma económica que Herzog, que ocupou o cargo entre 1994 e 1999, promoveu na Alemanha nos anos 1990 e “a especial atenção que dedicou à integração europeia e à reconciliação” com a República Democrática da Alemanha (RDA), após a queda do Muro de Berlim.

Além de ter desempenhado as funções de ministro federal e presidente do Tribunal Constitucional da Alemanha, Roman Herzog destacou-se também por ter sido Presidente da Convenção Europeia que redigiu a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia”, sublinhou.

Roman Herzog, agraciado por Portugal com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique a 13 de agosto de 1998, morreu na terça-feira aos 82 anos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt