É o protótipo que antecipa o caminho que a Nissan definiu para o futuro das suas berlinas, nas áreas do design e da tecnologia de mobilidade inteligente. Vmotion 2.0 de seu nome, acaba de ser revelado no Salão de Detroit e combina um estilo marcante, uma ampla habitabilidade, um elevado conforto e atributos de tecnologia adaptados a satisfazer as necessidades dos mais atarefados profissionais em constante movimento.

Estilisticamente, o Vmotion 2.0 pretende constituir a evolução da assinatura visual dianteira “V-Motion” hoje presente em vários modelos da marca japonesa, dando origem a uma nova linguagem visual denominada “Geometria Emocional”. Aqui, a grelha frontal de efeito tridimensional é o elemento de estilo preponderante, a partir do qual se desenvolvem linhas acutilantes e deveras vincadas (mas nem por isso menos aerodinâmicas) por toda a carroçaria, as quais são complementadas pelo óculo traseiro curvo, pelos “flutuantes” pilar C e tejadilho, e pelos farolins traseiros em forma de boomerang, destinados a realçar a largura do veículo.

Os acabamentos exteriores também merecem referência. Seja a fibra de carbono com pigmentos prateados que reveste os pilares dianteiros e traseiros, e a linha do tejadilho; seja a pintura multicamada em cinza com nuances em cor de cobre.

Com 4.860 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.380 mm de altura, e uma generosa distância entre eixos de 2.850 mm, o Vmotion 2.0 recorre a portas traseiras de abertura invertida, o que, em conjunto com a ausência de pilares centrais, garante um amplo acesso ao espaçoso habitáculo com quatro lugares individuais. O tablier integra o painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento, que servem tanto o condutor como o passageiro da frente, contando os ocupantes dos bancos traseiros com um ecrã de menores dimensões na consola central, que pode servir como prolongamento do ecrã principal.

O volante foi desenhado de forma a permitir ao condutor e passageiro visualizarem todo o monitor do sistema de infoentretenimento, controlado através de um ecrã táctil montado na consola central, sobretudo quando o veículo circula no modo de condução autónoma. A pele que reveste os bancos, e as aplicações em madeira no piso e nos painéis interiores das portas, têm por missão incrementar o luxo e a sofisticação interiores, ao passo que o sistema de áudio Bose inclui altifalantes UltraNearfield e uma tecnologia de gestão sonora capaz de ampliar a noção situacional do condutor, por estar apto a controlar a distância e a direcção do som por forma a criar um campo sonoro de 360° em redor do condutor, emitindo vários sons distintos de forma clara e em simultâneo.

Como não podia deixar de ser, numa antevisão do automóvel do futuro, o Vmotion 2.0 recorre, igualmente, ao Intelligent Driving, um dos três pilares do conceito de mobilidade inteligente da Nissan, de que faz parte o sistema ProPilot, capaz de conduzir autonomamente o veículo tanto em auto-estrada como em perímetro urbano, incluindo cruzamentos. Neste particular, a grande novidade introduzida pelo Vmotion 2.0 são os sinais emitidos para o exterior: sempre que o ProPilot está activo, são iluminados tanto o emblema da Nissan presente na grelha frontal, como o difusor traseiro, informando, assim, os restantes utilizadores da via que estão em presença de um automóvel a circular em modo totalmente autónomo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR