Parece continuar a não ser preocupação para a Porsche o constante aumento da procura pelos seus modelos poder redundar num decréscimo da respectiva exclusividade, com efeitos mais nefastos a médio ou longo prazo. Pelo menos, a avaliar pelos resultados comerciais do fabricante de Estugarda que, em 2016, viu as suas vendas crescerem 6,0% face ao ano anterior, para um total de 237.778 automóveis entregues a clientes.

O Macan foi o Porsche mais procurado nos últimos 12 meses, com 95.642 exemplares vendidos, um aumento de 19% face a igual período do ano anterior. Desempenhos positivos também para o 911 (+2% do que em 2015) e para o 718 Boxster (cujas vendas cresceram 9,0%, para 12.848 automóveis entregues).

A região Ásia-Pacífico foi a que mais contribuiu para o resultado agora alcançado, graças às 93.121 unidades aí vendidas (+6% do que em 2015), seguindo-se a Europa (78.975 unidades vendidas, resultado de um crescimento de 5,0%) e a América do Norte (vendas de 65.591 automóveis, +6,0% do que em 2015).

Já por países, China e EUA são os dois grandes pólos de vendas da Porsche actualmente, tendo absorvido no ano passado, respectivamente, 65.246 e 54.280 automóveis da marca alemã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR