A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, comentou esta quinta-feira que os resultados da emissão de dívida, com uma taxa de juro de 4,227%, significam que o Governo do PS aprendeu pouco com o “caminho” que levou Portugal à bancarrota. “É razão para a nossa preocupação. Isto demonstra que o Partido Socialista aprendeu muito pouco com o caminho que nos levou à bancarrota.”

Questionada pelos jornalistas sobre a emissão de dúvida de longo prazo feita na quarta-feira pelo IGCP, resagiu: “É preciso lembrar que sem contas em ordem e sem dívida a diminuir — um caminho que parece que foi abandonado por este Governo de forma significativa — nós não ficamos tranquilos em relação ao nosso futuro”, disse Assunção Cristas. A líder do CDS-PP disse ainda que o seu partido vai continuar a sinalizar a situação porque, no que diz respeito à dívida pública, sublinhou, “o caminho não parece ir no bom sentido”. A líder do CDS-PP falava com os jornalistas à margem de uma visita efetuada hoje ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O Estado português emitiu na quarta-feira Obrigações do Tesouro que vencem a 14 de abril de 2017, tendo conseguido uma taxa de 4,227% naquela que foi a primeira emissão de longo prazo do ano. A emissão foi na quase totalidade para investidores internacionais, sobretudo europeus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR