Num sector em que a mobilidade eléctrica e a condução autónoma concentram boa parte das atenções, ainda vai havendo espaço para o que alguns podem considerar devaneios, mas decerto não deixa de apelar aos sentidos dos mais puristas. Nomeadamente dos que são particularmente adeptos dos desportivos “puros e duros”.

Os famosos muscle cars americanos inscrevem-se, seguramente, nesta categoria. E, entre eles, o Dodge Challenger é uma das referências incontornáveis. Começou por ser proposto numa gama relativamente convencional, em que pontificavam três motores: um “modesto” 3.6-V6 de 305 cv, um 5.7-V8 de 375 cv e o reputado SRT, animado por um 6.2-V8 de 485 cv. Um automóvel capaz de deixar gratas memórias a quem teve a oportunidade de o conduzir, não obstante todas as suas idiossincrasias, inerentes ao próprio conceito de muscle car.

Mais recentemente, o Challenger SRT voltou a ser notícia quando a Dodge anunciou o lançamento de uma versão muito especial: o Hellcat. Lançado em 2015, e animado por 6.2-V8 sobrealimentado, com 707 cv, do seu leque de atributos fazem ainda parte a suspensão com amortecedores Bilstein de competição reguláveis em três modos, o sistema de escape activo ou os travões Brembo de seis pistões. Numa palavra, infernal!

Só que a história não acaba aqui. Não contente com tudo isto, a marca americana anunciou já que, em Abril, no Salão de Nova Iorque, vai dar a conhecer uma versão ainda mais picante deste seu modelo. Para já, os detalhes são escassos, pouco mais tendo sido adiantado do que o nome: Challenger SRT Demon. Mas há nomes que dizem tudo…

Seguro é que o novo modelo terá por missão superar o Hellcat em tudo o que diga respeito a potência e performance, e ser absolutamente arrasador em termos de velocidade em linha recta. Decididamente, vai valer a pena esperar e, entretanto, ver o filme que antecipa este novo “demónio”, qual fera robótica em ânsias para ser libertada.

https://www.youtube.com/watch?v=Trv-MTZDUpM

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR