A Rússia e a Turquia assinaram um acordo que especifica os mecanismos para “coordenar” os seus ataques aéreos na Síria quando os dois países visarem “alvos terroristas”, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Defesa russo.

As delegações dos dois países, que negociaram em dezembro um cessar-fogo na Síria, reencontraram-se em Moscovo e assinaram um documento que “define os mecanismos para se coordenarem e cooperarem” sobre os ataques aéreos e impedirem incidentes no espaço aéreo sírio, declarou o ministério.

Moscovo e Ancara patrocinaram num cessar-fogo entre o Governo sírio e grupos rebeldes que entrou em vigor a 30 de dezembro e tem sido cumprido em vastas regiões do país, apesar de prosseguirem confrontos em regiões perto de Damasco.

Os combates danificaram designadamente as infraestruturas de fornecimento de água, com o risco de uma nova escalada militar, advertiu esta quinta-feira o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, acrescentando estarem previstos encontros em Moscovo e Ancara para abordar a situação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR