Michel Barnier, líder da equipa da União Europeia (UE) que está a negociar o Brexit, quer manter uma relação “especial” com a City de Londres (o centro económico londrino) depois de concretizada a saída do Reino Unido da zona euro, avança o jornal The Guardian.

O jornal britânico teve acesso ao sumário de uma sessão do Parlamento Europeu que contou com a presença do ex-comissário europeu, cuja ata ainda não foi divulgada.

De acordo com o The Guardian, Barnier terá dito esta semana aos deputados europeus que era preciso trabalhar “fora da caixa de negociação” no sentido de evitar a instabilidade financeira. “É preciso realizar algum trabalho muito específico nesta área”, terá afirmado, citado pelo jornal britânico.

Na sessão, Michel Barnier terá descrito o Brexit como uma “negociação única e extraordinária”, que tinha de deixar claro que a melhor opção era permanecer na UE.

Segundo o sumário consultado pelo The Guardian, o negociador terá deixado claro que não haverá nenhuma agressão, vingança ou punição em relação ao Reino Unido, mas que o país teria de seguir a lei europeia se quiser permanecer no mercado durante a fase de transição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR