A Tomorrow Comes Today (TCT) é um projeto independente internacional que promete trazer a comunidade mundial da indústria da música ao Porto, a 12 e a 13 de outubro de 2017. Objetivo: refletir sobre o passado da indústria, discutir o presente e imaginar aquele que poderá ser o futuro do setor, explica João Afonso, diretor-geral da conferência e fundador da startup portuguesa Musikki.

“A conferência tem o objetivo de juntar toda a indústria musical mundial debaixo do mesmo teto, abrir o espaço a um saudável confronto de ideias e produzir resultados práticos que possam influenciar o caminho da indústria nos próximos anos. A ideia inicial era realizar a conferência em Londres, mas insisti que o local ideal para evento mundial teria de ser a bela cidade do Porto”, disse João Afonso.

A ideia de promover a TCT surgiu em conversas de João Afonso com outras pessoas do setor. “As conferências existentes tem tendência em segmentar a indústria: ou são mais focadas na tecnologia ou mais focadas na música. Para nós, essa distinção já não faz sentido hoje em dia. A tecnologia faz parte da industria musical“, explica ao Observador.

O diretor da conferência explica que foi o lançamento do Exclusiph – ferramenta pioneira na gestão e distribuição de imagens para a indústria da música, que lançou em abril de 2016, – que permitiu que contactasse com “todos os intervenientes na nova indústria musical”, e que, por isso, foi desafiado a liderar o projeto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante dois dias, a Invicta vai ser o ponto de encontro onde empreendedores na área da música, marcas, editoras, promotoras, investidores vão discutir abertamente as suas preocupações, necessidades e expectativas para os próximos anos. E onde não vão faltar artistas. João Afonso acredita que são eles “a pedra angular da indústria”.

“Os artistas devem ser ouvidos em todos os assuntos que dizem respeito à arte que criam e ao negócio que se gera fora dessa arte. Ao darmos a todos os outros envolvidos uma oportunidade de partilharem as suas opiniões, esperamos estar a contribuir para um futuro melhor para esta arte, que é tão essencial às nossas vidas”, disse João Afonso, em comunicado.

Além dos painéis de debate, das intervenções e dos workshops que a conferência vai promover, a Tomorrow Comes Today vai contar com vários concertos, showcases, exposições ou outras exibições. O site oficial da conferência internacional de música é lançado a 14 de fevereiro, onde vão ser anunciados os primeiros oradores, principais patrocinadores e o custo dos bilhetes para a conferência.