Foi Klaus Bischoff, responsável máximo pelo design da VW, em declarações ao Automotive News Europe, quem confirmou que será um SUV o terceiro modelo a lançar comercialmente pela marca germânica com base na sua nova plataforma modular MEB para automóveis eléctricos. E também se sabe que tal não acontecerá antes de 2020, ano marcado para o início das vendas da versão de produção do compacto de quatro portas I.D. Concept, protótipo mostrado no último Salão de Paris desenvolvido a partir desta mesma plataforma.

Certo é, também, que o novo SUV eléctrico da casa de Wolfsburg será antecipado, já em Abril, através de um protótipo a revelar no Salão de Xangai. Resta saber as suas dimensões exteriores, que Bischoff se escusou a desvendar, uma vez que da plataforma MEB já resultaram estudos que vão dos 4,1 metros de comprimento do I.D. Concept aos quase 5,0 metros de comprimento do I.D. Buzz, aquele que já é conhecido como o “Pão de forma eléctrico”, recém-apresentado no Salão de Detroit.

Em termos de motorização, tudo aponta para que, como no I.D. Buzz, e tendo em conta a sua vocação, o novo SUV eléctrico da VW venha a optar pela combinação de dois motores eléctricos (um por eixo), que lhe garantam a tracção integral. Mas será interessante perceber qual a potência dos ditos, tendo em conta que o I.D. Concept monta apenas um motor eléctrico com 170 cv (embora a VW tenha, desde logo, adiantado também poder contar com dois, e com distintos níveis de potência), e que o I.D. Buzz recorre a dois motores, cada qual com 204 cv, para uma potência combinada de 374 cv. Já no capítulo da autonomia, seguramente que a marca não abdicará de um valor inferior a 600 km.

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