A primeira-ministra britânica, Theresa May, deverá esclarecer se quer que o Reino Unido continue a ter acesso ao mercado único e à união aduaneira antes de iniciar as negociações sobre o “brexit”, revela um relatório divulgado este sábado.

O documento do comité parlamentar que estuda a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) esclarece que Theresa May terá de “declarar a sua posição”, o mais tardar, em meados de fevereiro para dar tempo suficiente ao Parlamento e aos cidadãos para analisarem a questão.

No documento, o primeiro que se realiza sobre este tema, os deputados referem que deveriam votar o acordo final e apoiar a possibilidade de chegarem a um acordo “provisório”, se for necessário.

A primeira-ministra deverá falar terça-feira sobre as negociações conduzidas pelo Governo para a saída do país da União Europeia. Theresa May quer ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa antes do final de março e, uma vez que se inicie o processo, Londres terá dois anos para estabelecer os termos do “brexit” e do relacionamento futuro com Bruxelas.

Segundo o comité, seria “insatisfatório e potencialmente prejudicial”, tanto para o Reino Unido com para a União Europeia, se a saída ocorresse sem se chegar a um acordo e por isso seria necessário ter previsto medidas de transição no caso de isto ocorrer.

O documento contempla ainda outras recomendações, nomeadamente a prioridade que deve ser dada à questão dos direitos dos cidadãos comunitários no Reino Unido e vice-versa nos debates parlamentares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR