Pedro Passos Coelho já revelou que o PSD terá um candidato próprio em Lisboa, mas uma sondagem da Aximage realizada para o Jornal de Negócios revela que a maioria dos inquiridos (64,1%) que votaram na coligação Portugal à Frente (PàF) nas últimas legislativas preferiam que o PSD apoiasse Assunção Cristas. De todo o universo da sondagem — que inclui votantes de outros partidos — a preferência continua a recair sobre um apoio a Assunção Cristas (47,3%), embora próximo dos valores da opção por um candidato próprio (46,6%).

Já entre os votantes dos partidos que apoiam o Governo todos preferiam que o PSD tivesse uma candidatura própria. De acordo com a mesma sondagem, 68,2% dos inquiridos que votaram no PS, 58,9% dos que votaram no Bloco de Esquerda e 65,7% dos que votaram na CDU preferem a opção seguida por Passos Coelho.

O presidente do PSD afastou este sábado, definitivamente, a hipótese do PSD apoiar a líder do CDS, Assunção Cristas, como candidata à câmara municipal de Lisboa nas próximas autárquicas. O presidente social-democrata começou por dizer que PSD e CDS “estão juntos em vários municípios. Noutros não, como é o caso de Lisboa.” Passos Coelho garante que o partido terá um candidato próprio: “Em Lisboa não haverá coligação e o PSD e o PSD não deixará de apresentar o seu candidato na capital”.

Chega assim ao fim a novela de apoio ou não a Assunção Cristas. Na quinta-feira o coordenador autárquico Carlos Carreiras já tinha dado pistas de que o nome escolhido não seria a líder do CDS ao dizer: “Não é provável que seja uma mulher”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR