As temperaturas vão descer entre 4 e 9 graus Celsius a partir de quarta-feira em Portugal continental devido a uma massa de ar mais fria e seca, adiantou à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada. De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na segunda e terça-feira prevê-se céu pouco nublado ou limpo temporariamente com alguma nebulosidade na zona fronteiriça da região norte durante a tarde e as temperaturas não vão sofrer alterações relativamente ao que têm estado nos últimos dias.

“Depois na quarta-feira e previsivelmente até pelo menos ao dia 20 ou 21 [sexta-feira ou sábado] vamos ter frio mais a sério porque neste momento o que temos a afetar o continente é uma massa de ar polar que vem na circulação do anticiclone que está localizado a noroeste da Península Ibérica e gradualmente até quarta-feira esse anticiclone vai-se estender em direção ao interior da Europa, principalmente Europa de norte”, disse.

Segundo Maria João Frada, o anticiclone vai ter um posicionamento diferente dando origem a uma corrente de leste com transporte de uma massa de ar continental, portanto mais fria e seca. “Já não vai ser polar, vai ser uma massa de ar com características termodinâmicas e ar Ártico, ou seja, é mais seca e fria relativamente ao que temos tido até agora. Por isso, prevê-se, com um grau de probabilidade muito elevado, que a partir de quarta-feira ou exatamente na quarta-feira haja uma descida significativa da temperatura quer da mínima quer da máxima”, explicou.

Na sequência desta massa de ar fria e seca, está prevista, segundo Maria João Frada, uma descida da temperatura mínima da ordem dos 4 a 6 graus e uma descida das máximas de 7/8 ou 9 graus. “As mínimas serão de zero graus junto ao litoral. Nas regiões do interior serão inferiores a zero, variando entre -3 e -7 graus no interior norte e centro. As máximas não vão ultrapassar os 10 graus, com exceção do Algarve onde podem chegar aos 12/14 graus. No interior haverá sítios onde serão mesmo inferiores aos 5 graus”, disse.

A meteorologista do IPMA indicou também que devido à massa de ar seca e fria, os valores da humidade são muito baixas, sendo provável que não haja precipitação e a ocorrer seria de neve”, disse. “No entanto, estamos a prever geada no litoral e como a humidade é relativa é provável que haja geada negra [geada com características que leva à destruição da planta]”, disse.

Assim, para as regiões do interior norte e centro as temperaturas mínimas serão de -3 e -7, no interior sul de -2/-3 a zero graus, no litoral entre 2 e zero, com exceção do Algarve entre 2 e 4 graus. No que diz respeito às máximas, serão inferiores a 5 graus no interior norte e centro, no litoral entre 8 e 9, com exceção do Algarve entre 12 e 14.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR