O ano novo chinês é comemorado, este ano, no fim de semana de 28 e 29 de janeiro. E para as festas, milhões e milhões de chineses fazem-se à estrada para chegar à sua terra natal. É a altura do ano com maior concentração de viagens num curto espaço de tempo em todo o mundo: é o maior fluxo migratório do planeta durante o ano.

Seja por terra, ar ou mar, estima-se que cerca de três mil milhões de viagens sejam feitas durante o período das festas chinesas. Segundo o jornal el diario esta é, inclusive, a única altura do ano que muitas das pessoas conseguem estar com as famílias.

Segundo a CNN, os chineses devem de gastar por estes dias cerca de 100 mil milhões de dólares (cerca de 900 milhões de euros) em compras, com especial destaque para a alimentação. Em comparação com o Dia de Ação de Graças dos EUA, (comemorado na ultima quinta-feira de novembro), os chineses gastam, em média, o dobro dos americanos.

O calendário chinês é mais antigo do que o gregoriano. A data é móvel, depende dos ciclos das luas. A cada ano um animal é homenageado: são 12 no total. Este ano de 2017 a homenagem é feita ao galo de fogo. Honestidade, coragem e ambição são as principais características associadas a este animal, segundo o horóscopo chinês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR