Há cerca de 10 anos foi diagnosticado a Abul Bajandar uma doença rara: começaram a crescer-lhe verrugas nas mãos e nos pés que depressa se assemelharam a ramos de árvore. A partir daí começou por ser conhecido como homem-árvore. Agora, várias operações conseguiram mudar esta sua rara condição de saúde e a sua vida.

Ao longo de 2016, o jovem, natural do Bangladesh, foi submetido a 16 operações para eliminar as malformações das suas mãos e que chegavam a pesar cinco quilos, dá conta a BBC. “No princípio, as operações foram particularmente complicadas porque não conseguíamos encontrar os dedos. Tivemos de ter muito cuidado para preservar as artérias digitais”, admitiu Samanta Sen, um dos cirurgiões plásticos, em declarações à BBC. “O tratamento foi financiado pelo Governo e o ministro da Saúde já visitou Abul diversas vezes”, acrescenta ainda.

507731080_433x433_acf_cropped

Abul Bajandar antes das operações

As cirurgias, que se realizaram no Hospital Universitário de Daca, capital do Bangladesh, chegaram a demorar entre quatro a cinco horas e contaram com a participação de dez médicos.

No entanto, os médicos não sabem ainda precisar se a doença vai voltar ou não a assombrar a vida do jovem, tudo irá depender da evolução do seu estado clínico. “Com a ajuda da Organização Mundial de Saúde, enviámos amostras de tecido e de sangue, tanto de Abul, como da sua família para os Estados Unidos, para analisar para ver se mais pessoas sofrem da mesma condição”, conta Sen.

Esta deformação genética, cujo nome científico é epidermodisplasia verruciforme, mais conhecida por doença do “homem-árvore”, é causada por um defeito no sistema imunitário que faz com o organismo humano esteja mais suscetível ao vírus do papiloma humano.

Bajandar é um dos três casos conhecidos no mundo inteiro e o único identificado no Bangladesh.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR