À primeira vista, a fina espessura das teias de aranha é associada à fragilidade, mas esta perceção não podia estar mais errada: o tecido que as constitui consegue ser ainda mais forte do que o aço. No entanto, um grupo de cientistas está a desenvolver um tecido que consegue ser ainda mais resistente do que as teias de aranha, dá conta o El País.

Os investigadores, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, desenharam uma proteína, solúvel em água, capaz de criar seda de teia de aranha artificial. Com a ajuda de uma máquina de fiar, o tecido é gerado e são produzidas fibras em grandes quantidades, visando uma produção a larga escala que poderá ser utilizada por grandes indústrias. Por enquanto, a grande prioridade do grupo de investigadores é a introdução desta técnica na produção de seda associada a tecidos para roupa desportiva, com o objetivo de melhorar a qualidade da mesma, segundo o jornal espanhol.

Gustavo Plaza, professor de Ciências dos Materiais na Universidade Politécnica de Madrid, salienta também as qualidades deste material, não se mostrando admirado pelo interesse despertado em investigadores de todo o mundo. “A seda combina uma resistência e uma capacidade de deformação muito grandes. É um excelente material para absorver impactos, isto é o que ela [teia de aranha] faz na natureza, absorve impactos de insetos”, revela Plaza.

Contudo, e contrariamente à prioridade do grupo de cientistas que avançou com o processo de criação do tecido, Gustavo Plaza admite que o mais interessante seriam as aplicações biomédicas. “O mais interessante agora são as aplicações biomédicas, porque estas fibras têm boas propriedades mecânicas, são biocompatíveis e podem ser otimizadas para ser biodegradáveis”, realça o professor. Mas essa hipótese não é descartada pelos investigadores, que prometem ir mais além e criar projetos mais ambiciosos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR