O ex-tesoureiro do Partido Popular (PP) espanhol enfrenta uma pena de 42 anos de prisão, acusado de associação criminosa, suborno, lavagem de dinheiro, falsificação, peculato e crimes fiscais relacionados com comissões alegadamente pagas a empresários, em troca de concessões dos governos PP.

Luís Bárcenas terá nesta audiência a oportunidade de esclarecer a proveniência dos quase 48 milhões de euros que possuiu em contas na Suíça. Segundo avança a Imprensa espanhola, é esperado que Bárcenas continue a refutar as acusações, tal como já fez na fase de inquérito, negando que recebeu dinheiro de Francisco Correa, de modo a favorecer empresários em contratos públicos.

Recorde-se que, em outubro, Francisco Correia, um conhecido empresário espanhol, admitiu os crimes em tribunal e divulgou que os montantes pagos ao ex-tesoureiro rondavam os 2 a 3% do valor de adjudicações públicas em que Bárcenas intercedia. Na altura mencionou contratos com vários ministérios, devido às boas relações de Bárcenas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR