Começou como preparador de modelos da Mercedes independente. Com o passar dos tempos, tornou-se parte integrante da estrutura da casa da estrela, transformou-se na sua divisão desportiva e, mais recentemente, assumiu mesmo o estatuto de marca. Com uma gama de modelos cada dia mais alargada, e cada dia mais procurada, poucas dúvidas restarão hoje quanto ao sucesso da AMG e à sua importância para o grupo em que se insere.

Prova disso mesmo, o facto de, no ano em que comemora o seu 50º aniversário, a AMG passar a contar com o primeiro concessionário exclusivamente dedicado à venda dos seus produtos. Situado em Tóquio, num edifício de dois pisos, adopta uma arquitectura singular e, segundo a Mercedes-AMG, é capaz de assegurar aos seus clientes uma experiência de marca única, tendo contado na sua inauguração com a presença do AMG GT-R, para já o seu modelo mais radical e exclusivo da actualidade (ainda este ano, será revelado, no Salão de Frankfurt, o R50, um hiperdesportivo com cerca de 1.000 cv e muita tecnologia proveniente da Fórmula 1, produzido numa edição limitada a 200-300 exemplares).

Em menos de uma década, foram inaugurados em 40 países mais de 400 Centros AMG Performance, dedicados aos seus produtos, mas sempre integrados em concessionários Mercedes-Benz tradicionais, sendo esta a primeira vez que a marca dispõe de um espaço totalmente independente. E mesmo que nada tenha, ainda, sido referido oficialmente, é de esperar que a iniciativa não se limite a ser um “presente de aniversário” pelas bodas de ouro da AMG, e que outras regiões possam acolher este conceito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR