A Câmara Municipal do Porto abre, na terça-feira, as antigas instalações do Hospital Joaquim Urbano para acolher os sem-abrigo que necessitem de se proteger das baixas temperaturas. O espaço estará disponível das 20h às 09h e disponibiliza camas individuais, acesso a casas de banho, oferta de um kit de higiene e pequeno-almoço.

De acordo com informação publicada na página do município, será ainda dado transporte para o local, situado na Rua de Câmara Pestana, junto ao cemitério do Bonfim. “Aos que não aceitarem serão distribuídos cobertores e bebidas quentes”, pode ler-se na mesma nota.

O Hospital Joaquim Urbano encerrou em junho de 2016 e a autarquia prevê que seja aproveitado como “um apoio de primeira linha aos sem-abrigo de uma forma mais definitiva, servindo como primeira assistência e triagem para uma futura solução mais duradoura”. Por agora, devido às mínimas de um e dois graus previstas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o local ficará de portas abertas até domingo, 22 de janeiro.

A estação de metro do Bolhão também vai ficar aberta durante 24 horas por dia, entre quarta-feira, 18 de janeiro, e segunda-feira, 23 de janeiro, para acolher sem-abrigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR