Sentado no sofá diante da televisão, de comando na mão, e… «quero isto já!». Este será o sentimento fulcral que distingue o investimento e toda a aposta da Yubuy.

Não se trata de mais uma tecnologia ou de mais uma app que, além dos smartphone, tablets e browsers de computador, também está na SmartTV ou na Tv Box das operadores televisivas portuguesas. A Yubuy é o contrário disto: uma plataforma nativa para televisão que se dirige diretamente, de forma simples e rápida ao consumidor final, para dar resposta ao seu desejo no momento em que a emoção assim o dita.

Quero receber uma pizza em casa enquanto estou a ver um filme de ação; quero comprar a camisola do Rui Patrício enquanto estou a ver o jogo do Sporting; quero encomendar um livro de fotografias, ou reservar um quarto de hotel, depois de ter visto um documentário sobre as vindimas no Douro: Yubuy!

O que diferencia a YuBuy de outras aplicações é, precisamente, este conceito que pode ser visto como um sistema de televendas high-tech e sofisticado. Quem não se lembra das emissões televisivas em contínuo e do bloqueio no momento da compra, das chamadas de valor acrescentado e do tempo de espera? Adeus aos produtos indesejados, com a YuBuy, as televendas do futuro chegaram às plataformas televisivas mais avançadas do mundo, as portuguesas.

Televendas High-Tech

Miguel Carvalho, fundador e CEO da Yubuy, passou por cargos de grande responsabilidade ao nível da gestão e direção em empresas como a Microsoft, Millenium BCP e Activobank, do qual foi administrador. Por onde passou, contribuiu amplamente para a implementação das novas tecnologias de comunicação, como aconteceu no setor da banca que era então, nas suas palavras, «tecnologicamente, das mais avançadas do mundo». O mesmo acontece hoje com a televisão, Miguel Carvalho?

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Miguel Carvalho – Sim, Temos a melhor televisão do mundo. A nossa televisão permite comprar o que estamos a ver, o que faz dela um verdadeiro market place, uma plataforma de comércio na televisão. Algo que nem nos Estados Unidos existe ainda.

OBSERVADOR – Mas não existem já diversas formas de comprar à distância?

MC – A Yubuy é uma solução de T-commerce, ou seja, comércio via televisão. Permite comprar bens e serviços de forma fácil, rápida, segura e contextualizada usando apenas o controlo remoto da sua televisão. Assim dá resposta aos momentos em que ficamos interessados em determinado produto ou serviço que vimos anunciado ou demonstrado na televisão e em que acabamos por não comprar porque não sabemos como, nem onde, ou pelo trabalho que dá telefonar ou fazer um registo site internet para encomendar.

OBS – O que diferencia a Yubuy de outras ofertas de em linha?

MC – É muito mais simples. Tem de ser simples até pelo interface, que é o controlo remoto. Tudo tem de ser feito com o comando da TV na mão. Além de simples, tem de ser seguro, porque se está num ambiente seguro, com a garantia do nome do cliente e endereço postal, sabendo que aqui não há hackers. Depois, tem de ser conveniente, pois não é preciso instalar nada, está tudo ali, na televisão, é simples e rápido.

OBS – São três pilares, portanto, três vantagens inequívocas: simplicidade, segurança e conveniência?

MC – Sim, e a isto soma-se o não menos importante contexto. O contexto é aquilo está adequado ao momento. É a possibilidade de poder comprar um vinho, uma camisola, reservar um hotel no exato momento em que me apetece fazê-lo.

OBS – Essa é uma real vantagem para o consumidor?

MC – O utilizador gosta porque não tem de fazer nenhum esforço, não tem de sair do sofá nem de recorrer a um computador ou smartphone para ir à internet. Mais uma vez, está tudo ali!

OBS – Podemos olhar para a Yubuy como uma plataforma de satisfação imediata do desejo?

MC – Exatamente. Esta é uma plataforma de compras criada a pensar no telespectador, no contexto e dentro daquilo que a pessoa está a visualizar na altura.

OBS – Podemos definir a YuBuy como uma plataforma digital exclusivamente apostada na Televisão?

MC – Sim, estamos muito focados nesta nova televisão que é o nosso canal por excelência, uma televisão interativa que nos permite o contacto direto com o consumidor, neste caso o telespetador, que pode, de acordo com o contexto, com os programas que vê e com os anúncios, comprar, subscrever, interagir com a plataforma.

OBS – E como se procede essa interação?

MC – De forma muito simples. A ideia é podermos consultar, quando estamos a ver um programa ou um anúncio, por exemplo, podemos comprar aquele produto ou obter mais informações. Não queremos ficar dependentes de uma chamada telefónica, que é o que acontece habitualmente. Podemos pedir através do comando da televisão e fazer a compra».

Do começo ao futuro

OBS – Como se iniciou este projeto?

MC – A ultima versão da plataforma foi lançada em 2016. Com um período de arranque em outubro de 2015, já está preparada para multi-língua, país e moeda, com vista à internacionalização. Vai agora completar um ano, quando já impactamos mais de 400 mil pessoas, tendo ainda ultrapassado o milhão de euros em volume de vendas anual. Hoje, pode ser acedida em mais de 2 milhões de lares.

OBS – O que é a startup Yubuy?

MC – Estamos inseridos no grupo InnoWave, que tem tecnologias e competência em televisão já de longa data. O núcleo duro da empresa é constituído por mim e mais duas pessoas. Recorremos, depois, a outsourcing e recrutamos junto da nossa empresa-mãe para suprir todas as necessidades inerentes a desenvolvimentos específicos de tecnologia e outras funcionalidades da plataforma.

OBS – Como descreve o atual momento da empresa?

MC – Provado o conceito e o número de vendas repetidas devemos agora iniciar uma segunda fase e montar uma estratégia muito eficaz de convidar clientes, despertar necessidades e ser muito assertivos no momento em que o fazemos. Tem sido galopante, como costuma ser nos períodos inicias das empresas de novas tecnologias, agora temos de manter o bom ritmo.

OBS – Apontando para o futuro, a internacionalização é o rumo?

MC – Os nossos desafios passam por consolidar na forma como interagimos com o consumidor final e investir muito no que é hoje em dia o compromisso, o engagement com a compra e então sim, internacionalizar a YuBuy. Depois, a televisão que temos hoje em Portugal – que é mais um exemplo do que de bem se faz no país – é uma plataforma tão rica e tão funcional e que está ainda por explorar. Estamos a fazer uma aposta cá, para depois irmos para o estrangeiro com uma plataforma que permita fazer este T-Commerce, como lhe chamamos.

OBS – Houve algum retorno evidente depois da websummit em Lisboa?

MC – Sim. E de duplo efeito. Reforçou o pilar B to B. E, em termos de C, foi uma aprendizagem fenomenal para o Yubuy. A nossa filosofia será sempre esta: B to B para chegar C. Vamos ser tão grandes como o Ebay.

Como comprar com a Yubuy

Para fazer compras com o Yubuy, basta aceder ao canal 399 da Vodafone, que é a loja da plataforma, onde estão marcas como a Telepizza, Odisseias, LeyaOnline, Sporting, Benfica, Medis, DeltaQ, noMenu, entre outros. Algumas destas lojas também já estão disponíveis nos três principais operadores nacionais (MEO, NOS e Vodafone) e nas Smart TVs da Samsung.

Na Vodafone também pode aceder via canal 400, que emite em contínuo e apresenta produtos num registo semelhante aos das clássicas televendas, mas com o poder, e a autonomia, todo do lado do utilizador.

Em alternativa, carrega-se no botão azul do comando, que abre o menu das App’s. Se optar pelo canal, basta ver o vídeo do produto que está a ser demonstrado ou utilizar o cursor do comando para navegar nas categorias e selecionar outro produto.

Carregue em OK para comprar em qualquer momento. Siga depois as instruções no ecrã da televisão para completar a encomenda e efetuar o pagamento com Master Card, Visa ou Referência Multibanco. A encomenda será entregue na morada registada na conta do operador de televisão. Por fim, chega uma SMS com informação sobre o estado da encomenda.