A Câmara de Braga, em articulação com a Cruz Vermelha e a Diocese, disponibilizou um local de acolhimento extraordinário para sem-abrigo nas “próximas noites”, tendo em conta a “vaga de frio” anunciada, adiantou à Lusa fonte da autarquia.

Segundo a referida fonte, além das instalações do Centro de Acolhimento Temporário da Cruz Vermelha, junto ao Bairro Nogueira da Silva, haverá um outro local de guarida para sem-abrigo, disponibilizado pela Diocese de Braga, sendo que quem necessitar deve dirigir-se às instalações da Cruz Vermelha na Rua 31 de Janeiro.

De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o território será atingido por uma massa de ar frio e seco que levará a uma descida acentuada das temperaturas (máxima e mínima) a partir desta quarta-feira, 18 de janeiro, com valores a variar entre 1ºC e 2ºC.

Face às temperaturas previstas, a Proteção Civil Municipal recomenda cuidados especiais aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças e idosos.

Entre as referidas medidas, as autoridades recomendam o uso de várias camadas de roupa, proteger as extremidades do corpo, usar calçado adequado às condições meteorológicas, evitar atividades físicas intensas, manter o corpo hidratado e quente, evitar bebidas alcoólicas que provocam vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo.

A Proteção Civil lembra ainda que se deve ventilar as divisões nas quais se utilizam lareiras, braseiras salamandras ou equipamento de aquecimento a gás “de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde, evitando os acidentes por monóxido de carbono que podem causar intoxicação ou morte”.

É também aconselhada a não utilização do forno ou fogareiro para aquecer as casas, evitar dormir perto de fontes de calor e apagar ou desligar os sistemas de aquecimento antes de dormir ou sair de casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR