A atividade económica mundial permanece com uma recuperação “modesta” e irá crescer apenas 2,7% este ano e 2,9% em 2018, segundo o relatório das Nações Unidas sobre a Situação Económica e Perspetivas. Para Portugal, a ONU perspetiva para 2017 um crescimento do PIB igual ao de 2016 (1,4%) e para 2018 1,3%, enquanto na União Europeia o crescimento da economia deverá estabilizar nos 1,8% nos próximos dois anos.

As previsões para o desempenho da economia mundial sinalizam uma “ligeira redução em baixa” face às anteriores estimativas da ONU divulgadas em maio do ano passado. Em 2016, segundo a ONU, a economia mundial cresceu 2,2%, o “ritmo mais lento desde a grande recessão de 2009”. Trata-se, segundo a instituição, de uma recuperação modesta que sinaliza uma estabilização da economia.

De acordo com o relatório, as economias desenvolvidas continuam a ser “os principais motores” do crescimento da economia global, sendo responsáveis por cerca de 60% do crescimento do PIB entre 2016 e 2018. O fraco investimento, por sua vez, é apontado como a principal causa do abrandamento do crescimento da economia global.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR