Março. Salão Automóvel de Genebra. Estes foram a data e o local definidos pela Toyota para a revelação oficial do renovado Yaris. Com partes das alterações a serem, antecipadamente, conhecidas através das fotografias libertadas pela própria marca da sua versão mais desportiva, inspirada naquela que participa no Mundial de Ralis, e a lançar na mesma altura das ditas “normais”.

Só que, mais uma vez, a “Internet” lá fez das suas: o Yaris acabou por ser mostrado ao mundo antes do previsto, desta feita através de um vídeo em que o protagonista é o Vitz, o nome pelo qual o utilitário da Toyota é conhecido no Japão. Neste pequeno filme, é possível confirmar que as alterações exteriores, não sendo por demais profundas, chegam para identificar o modelo como sendo da nova geração.

Em destaque, a grelha frontal de novo formato em “X”, ao estilo da introduzida pelo Aygo da nova geração, e os farolins traseiros de formato trapezoidal dispostos horizontalmente, que se combinam com um comprimento acrescido em 20 mm e uma altura reduzida em 10 mm.

Continuando a ser proposto em carroçarias de três e cinco portas, e com motores 1.0 e 1.3 a gasolina, 1.4 a gasóleo e com uma motorização híbrida, o novo Yaris estará à venda no próximo Verão, tendo perdido, face ao actual, cerca de 30 kg nas variantes com motores térmicos, e cerca de 40 kg na versão híbrida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR